“Cidade das Crianças” é apresentado na programação do Dia Mundial da Criatividade
Publicada em 22/04/2021 às 18:17O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, apresentou, na tarde desta quinta-feira (22), o programa Cidade das Crianças e todas as iniciativas da Prefeitura para a Infância no painel “Prêmio Brasil Criativo”, evento que faz parte do Dia Mundial da Criatividade no Brasil, com a mediação de Vívian Rio Stella.
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, o Dia Mundial da Criatividade é um festival colaborativo que tem como objetivo criar, em escala global, uma rede de cooperação econômica, social, educacional e de saúde, com foco no uso de criatividade e inovação para a solução de problemas. O evento contou com as intervenções de participantes a partir de diversas cidades do mundo inteiro, e todo o seu conteúdo permanece disponível na internet.
Peroni compartilhou a experiência jundiaiense. “As questões que envolvem o futuro são desconhecidas, mas sabemos que a criatividade será algo essencial nele. Mas o futuro também está no presente, pois ele está na criança. Em Jundiaí, decidimos ouvir as crianças para que o potencial da sua criatividade fosse uma das principais premissas para o olhar da cidade. Inclusive no modelo de governo do prefeito Luiz Fernando Machado, em que as Unidades de Gestão trabalham de forma integrada, assim como a criança enxerga a cidade de modo integrado e contínuo”.
Peroni também explicou a adesão de Jundiaí à rede Mundial de Cidade das Crianças, idealizada pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci. “Quando em 2018 aderimos à rede, composta por mais de 200 cidades, definimos a política para a Infância como prioridade e assumimos o compromisso de devolver a cidade para as crianças. E disso surgiram conquistas, como a formação de um Comitê das Crianças, que dialoga e faz propostas para o prefeito, e que irá discutir o orçamento da Prefeitura em seu Plano Plurianual; a criação de um grupo de trabalhos na Prefeitura para discutir as questões relativas; e a presença de um capítulo específico sobre as prioridades tanto no Plano Diretor quanto no Plano de Governo de todas as Unidades de Gestão”.
Também foram apresentados o programa “Entre a Casa e a escola”, de escuta das crianças e qualificação dos caminhos entre as residências e as unidades escolares, para que sejam lúdicos e deem conforto e segurança; o programa “Ruas de Brincar”, que permite a gestão por parte dos moradores de determinadas ruas, a partir de solicitação, para que as ruas não tenham tráfego de carros aos domingos e feriados e assim as crianças possam brincar; além da experiência de Jundiaí pelo desemparedamento na volta às aulas no Mundo das Crianças, parques e praças públicas espalhadas pela cidade.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Assista ao vídeo:
-
16/12/2024
Mundo das Crianças realiza agendamento diferenciado para o final do ano
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
Baixe as fotos desta notícia na resolução original