Jundiaí recebe concentradores de oxigênio para atendimento a casos COVID-19

Publicada em 23/04/2021 às 16:43

Jundiaí foi uma das cidades paulistas a ser contemplada com os equipamentos denominados ‘concentradores de oxigênio’ pela Secretaria de Estado da Saúde. Ao todo, sete equipamentos foram destinados para Jundiaí e passam a integrar o atendimento dedicado aos pacientes com COVID-19 a partir do Programa Melhor em Casa e da Clínica da Família Novo Horizonte.

Os equipamentos têm função equivalente aos cilindros de oxigênio, porém, não necessitam de recarga. Captam o ar atmosférico, concentram e encaminham aos pulmões do usuário. Por ser portátil, o aparelho é de fácil instalação. “Conseguimos criar um novo serviço para a população, dedicado para o atendimento pós internação COVID-19 abrangendo todo o território de Jundiaí, a partir de serviços que já existiam na cidade, requalificando e oferendo o cuidado necessário à população neste período de pandemia”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

A destinação dos aparelhos foi feita para as equipes que fazem o cuidado complementar à população que passa por internação na Unidade de Pronto Atendimento Vetor Oeste (UPA) em decorrência da COVID-19. De acordo com o gerente do Serviço de Atendimento Domiciliar – Melhor em Casa, Alexandre Rafael Gatti Santiago, o referenciamento da população para o cuidado é feito conforme a região à qual a pessoa mora.

Equipamento concentrador de oxigênio é usado para atendimento de pessoas com agravos da COVID-19

“As pessoas que moram na região no Vetor Oeste, por exemplo, ao ter alta e não precisar de oxigenioterapia, são acompanhadas pela equipe da Clínica da Família Vetor Oeste, que realizam visitas e telemonitoramento. Caso essas pessoas venham a agravar e necessitar de suporte ventilatório, os concentradores são acionados pelas equipes”, argumenta.

A destinação para Jundiaí contou com o apoio do vereador Rogério da Silva e da deputada Damaris Moura.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/23/jundiai-recebe-concentradores-de-oxigenio-para-atendimento-a-casos-covid-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original