Governo realiza reunião de monitoramento de obras estruturais para o município
Publicada em 27/04/2021 às 17:59A Unidade de Gestão de Governo e Finanças realizou nesta segunda-feira (26) reunião virtual com diversas Unidades de Gestão, dando sequência à reunião realizada no último dia 19, para fazer o monitoramento das obras e projetos prioritários da Administração Municipal de Jundiaí, seguindo modelo de gerenciamento de projetos utilizado pela iniciativa privada.
São mais de 170 obras e projetos espalhadas por todas as regiões da cidade que são acompanhados, até que sejam concluídas e entregues à população. Participaram dessa rodada de reunião de plataformas as seguintes Unidades de Gestão: Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Mobilidade e Transporte, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos, além da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) e da DAE.
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, reforçou o modelo de gestão utilizado para acompanhamento das obras estruturais do município. “Com essas reuniões de monitoramento, avaliamos cada cronograma em execução e também destravamos gargalos de cada projeto que está em andamento na cidade, pois eles impactam na qualidade de vida dos munícipes”, destacou Parimoschi.
Um dos pontos abordados pelos gestores é a dificuldade momentânea trazida pela pandemia, de alguns insumos como cimento e ferro, por exemplo, que impactam no custo do projeto. Além disso, estão escassos no mercado. Outro fator importante é o afastamento de funcionários dessas empresas em razão de contaminação pelo coronavírus. A soma desses fatores impactam no andamento e atrasam obras importantes.
A Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo está concluindo a instalação de 27 pórticos, nas rotas turísticas do município. Este projeto é financiado pelo governo do Estado de São Paulo. As estruturas contarão com QR Codes, que possibilitam o acesso das pessoas às informações, através do celular, de cada uma dessas rotas.
A Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia prepara o lançamento de um portal que integra diversos serviços voltados ao desenvolvimento da economia local e ao empreendedorismo, incluindo a disponibilidade de contatos aos consumidores. Presente à reunião, o gestor da unidade, Cristiano Lopes, informou que sua equipe também trabalha nos próximos passos do PDL (Programa de Desenvolvimento Local), em parceria com o Sebrae, também voltado para impulsionar a economia local. Em breve, o Sebrae fará a apresentação do diagnóstico do programa, antes de dar início à fase prática, com ações voltadas a empresas de diferentes portes.
No próximo dia 29, a unidade realiza a primeira audiência pública da Lei de Inovação, que, nessa fase de construção, abre espaço para a participação da comunidade, que poderá contribuir. “Nossa proposta é fazer uma grande discussão na cidade e implantar uma política de estado”, explica Lopes.
A Unidade de Mobilidade e Transporte apresentou os projetos de reforma dos telhados dos terminais e troca das calhas, para melhorar o ambiente para os usuários, principalmente em tempos de chuvas. Dos sete terminais da cidade, quatro estão com 70% a 90% dos telhados concluídos, informa o gestor da unidade, Aloysio Queiroz. Em breve os trabalhos começam nos terminais Eloy Chaves, Central e Hortolândia.
Também foi discutida a instalação da Estação de Transferência no Vetor Oeste, que atualmente tem seu local em fase de estudo; outro projeto que está sendo analisado é a implantação de uma Escola Mirim de Mobilidade no Mundo da Criança; e o Plano de Mobilidade Urbana, que está em fase de elaboração.
Pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente foram discutidos projetos importantes e em andamento na cidade, como o de instalação de ciclovias, o de acessibilidade externa ao CECE Doutor Nicolino de Lucca (Bolão), o de construção da nova sede do Debea (Departamento de Bem-Estar Animal) e outros que buscam requalificar espaços públicos, como o de instalação de um elevador e outros melhorias no Jardim São Camilo, o de reforma de praças e a revitalização de áreas na região Central de Jundiaí.
Representada pelo seu gestor, Adilson Rosa, e outros técnicos presentes, a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos abordou diferentes obras na cidade, como a do Jardim Botânico Santa Gertrudes, o do Bosquinho do Bonfiglioli, o da praça conceito pet e família do Cidade Jardim e o dos viadutos Romão Nasser e São João Batista – todas em execução. “Eu e minha equipe visitamos as obras nos viadutos na semana passada e conferimos de perto seus trabalhos”, informa Adilson. Também foram citadas as implantações de ecopontos, obras de pavimentação e canalização e a do Parque do Cerrado, cuja primeira fase tem previsão de entrega em 1º de agosto.
Fumas e DAE
Através da equipe da Fumas, foram colocados em discussão os projetos da reforma do Velório Municipal, com previsão de entrega para fim de julho, e a regularização fundiária em diferentes bairros, como Novo Horizonte, Vila Ana e Jardim São Camilo. Segundo o superintendente da Fumas, José Galvão Braga Campos, a previsão é entregar, até o fim do ano, de 800 a mil matrículas de imóveis a moradores da cidade.
Não diferente de algumas unidades de gestão, como explicou o diretor-presidente Walter da Costa e Silva Filho, a DAE também tem encontrado dificuldade para a compra de alguns materiais de construção por causa da pandemia. “Existem esses problemas, mas estamos fazendo o possível para que as obras continuem em execução e não atrasem.” Entre as obras abordadas durante a reunião está a construção do novo reservatório na Estação de Tratamento de Água no Anhangabaú, em andamento, entre outras que estão aguardando liberação de recursos do governo federal, para que sejam iniciadas.
Dados sobre gastos e obras, relacionados ao município, podem ser consultados pelo cidadão por meio de ferramentas digitais como o Portal da Transparência e o Observatório Jundiaí.
Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ
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