Escola Inovadora: no Dia da Educação Jundiaí tem muito o que comemorar

Publicada em 28/04/2021 às 12:33

A data de 28 de abril é o Dia da Educação e Jundiaí tem muito a celebrar neste dia. O Programa Escola Inovadora, implantado pela Prefeitura de Jundiaí na gestão do governo Luiz Fernando Machado, visa o desenvolvimento da geração atual, com foco em três eixos: a ambiência escolar, a qualidade da educação e a formação dos educadores.

Os desafios trazidos pela pandemia não foram impeditivos para que Jundiaí apresentasse inovação na educação. O projeto do desemparedamento da infância teve início em 2021, com o retorno das aulas presenciais após as escolas municipais ficarem fechadas por conta da pandemia. O projeto preconiza as aulas em ambientes ao ar livre, ampliando a relação dos alunos com a natureza, levando a aprendizagem a partir de diversas experiências vivenciadas fora da sala de aula, utilizando espaços dentro das próprias escolas, assim como praças e espaços públicos no entorno das unidades escolares, como também o Mundo das Crianças.

“O desemparedamento é inédito no Brasil e o projeto levou a cidade a ser indicada para  concorrer ao prêmio 2021 Global Mayors Challenge, da Fundação Bloomberg. Isso demonstra que Jundiaí está no caminho certo para manter a qualidade do processo educacional, ampliando o contato com a natureza, propondo uma infância saudável e aliando a aprendizagem ao compromisso de tornar a cidade boa para as crianças”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado, que ainda salienta que o sucesso da educação de Jundiaí é conquistado por conta do comprometimento da equipe escolar. 

Imagem mostra aula em espaço aberto e próximo de árvores. Professora em pé, usando máscara e face shield, com boneca na mão. alunos estão sentados em cima de toalhas, usando máscara e com distanciamento social.
Iniciativa do desemparedamento foi indicada para o prêmio Global Mayors Challenge, da Fundação Bloomberg

A meta do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em Jundiaí foi superada e para oferecer educação de qualidade para os alunos, é preciso investir na formação dos educadores. Os professores contam com diversas ferramentas para que possam promover a atualização profissional. “A pandemia também agilizou o processo de ampliar as ferramentas virtuais. Anualmente, são oferecidas centenas de atividades de formação aos educadores. As boas notas conquistadas no IDEB têm influência das capacitações oferecidas para que eles possam oferecer o melhor da Educação Inovadora às nossas crianças”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Outro importante eixo da Escola Inovadora é a ambiência escolar. Atualmente são R$ 15,7 milhões de investimentos em obras de seis unidades escolares municipais: EMEBs Prof. Joaquim Candelário de Freitas, Prof. Anézio de Oliveira, Reynaldo Montalvão Basile, Amélia Lima Lopes, Professora Mercedes Basile Bonito e Wilma Nalin Fávaro.

Educação patrimonial, formação permanente e extensão e pesquisa 

A educação de Jundiaí também se destaca por ter o primeiro Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância, o CIEMPI, fruto de um projeto da UGE em parceria com o NEPP-UNICAMP destinado a toda comunidade jundiaiense e às pessoas que se interessem pela educação patrimonial, os estudos da memória e as pesquisas da infância.

“O Centro conta com site no qual são oferecidos workshops, oficinas, cursos especialmente voltados para documentação pedagógica e investigação da infância, ambientação e contextos investigativos. Para 2021, a linha pedagógica que estamos seguindo é da Pedagogia da Escuta, fundamentada nas pesquisas e abordagem de Reggio Emilia-Itália, considerando as práticas e realidades das escolas de Jundiaí em cada segmento. Esse resultado foi impulsionado pelo Centro de Memórias e Pesquisas, tão importante para a cidade”, salienta Vastí. 

Imagem mostra mesas feitas com portas de armários, em cima de cavalete, com diversos materiais em cima e um papel escrito caixinha da natureza.
CIEMPI conta com ateliês que visam potencializar a pesquisa das crianças e seus educadores

Ao mesmo tempo que preserva a memória da educação, Jundiaí conta com o primeiro laboratório de alta tecnologia, o FabLab municipal, implementado em parceria com o Sesi e que está ligado às estratégias de internacionalização da cidade e focado em oferecer às crianças formas inovadoras para aprender. 

“A educação inovadora de Jundiaí tem foco no desenvolvimento do aluno potente, criativo e preparado para o mercado de trabalho futuro”, conclui Luiz Fernando.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/28/escola-inovadora-no-dia-da-educacao-jundiai-tem-muito-o-que-comemorar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original