Escola do Santa Gertrudes é reformada e integrada aos espaços públicos

Publicada em 29/04/2021 às 13:40

No Jardim Santa Gertrudes, mais uma Escola Inovadora passou por revitalização e ambiência escolar. Deck de madeira, mirante sob as árvores, brinquedos com água, revitalização do parque infantil e ampliação da área externa de brincar são algumas das novidades da EMEB Wilma Nalin Fávaro, que recebeu a visita do prefeito Luiz Fernando Machado na manhã desta quinta-feira (29).

A praça em frente à escola também foi revitalizada e recebeu os conceitos da Urban 95. Nos fóruns descentralizados promovidos pela Unidade de Cultura, a revitalização do espaço foi uma das indicações da comunidade, para que recebesse intervenções de comodidade e ludicidade, pensando no trajeto das crianças até a escola.

Imagem mostra homens e mulheres olhando para brinquedo que despeja água.
Ampliação dos espaços externas priorizam o desemparedamento da infância

“Em Jundiaí, a educação olha para o desenvolvimento da criança. A escola, integrada à praça e aos equipamentos do entorno, promove uma convivência dos alunos com a comunidade. O processo de educação na cidade é realizado também fora dos muros da escola”, lembra o prefeito Luiz Fernando.

As obras na EMEB priorizaram as áreas externas e de brincar, promovendo mais espaços para as atividades ao ar livre e em contato com a natureza, com foco no projeto de desemparedamento da infância.

“Um dos eixos da Escola Inovadora é a ambiência escolar, que prima em como organizar os espaços das escolas para que todos sejam de aprendizagem. É pensar na criança potente, como protagonista da sua história e na educação de qualidade”, afirma a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Imagem mostra o prefeito apoiado em grade azul observando espaço externo de escola com deck de madeira e mirante sob árvores
Escola ganhou com deck de madeira e mirante sob as árvores

A EMEB atende cinco turmas do berçário ao grupo 3,  crianças na faixa etária de 6 meses a 3 anos. O investimento nas obras de ambiência escolar foi de R$ 420 mil. As obras contemplaram ainda a construção de lixeira, revisão do telhado, calhas e rufos, das instalações elétricas, hidráulicas, adequação do parque infantil, das portas de madeira e dos caixilhos metálicos, colocação de grama sintética, da cozinha e pintura geral. Atualmente, Jundiaí investe R$ 15,7 milhões em obras de ambiência escolar em seis Escolas Inovadoras. 

Estiveram presentes na visita à escola o vice-prefeito, Gustavo Martinelli, o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adílson Rosa e vereadores.

Imagem mostra parquinho de areia, com cobertura, motocas de brinquedos penduradas.
Muro conta com janelas para que as crianças possam observar a praça em frente à escola

Confia mais imagens no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/29/escola-do-santa-gertrudes-e-reformada-e-integrada-aos-espacos-publicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original