Especialistas discutem a inserção e permanência da mulher no mundo do trabalho

Publicada em 29/04/2021 às 15:40

A segunda live da programação Especial da Mulher foi realizada na noite dessa terça-feira (27) e trouxe como tema a Mulher e o Trabalho. O encontro, transmitido pela internet, discutiu a inserção e permanência das mulheres no mundo do trabalho, as iniciativas da Prefeitura para o assunto e as ações com instituições parceiras, a desigualdade salarial e de oportunidades, a jornada dupla das mulheres para os cuidados domésticos.  

O primeiro encontro da série, realizado em março, no Mês da Mulher, tratou do acolhimento às vítimas de violência, como parte de programação especial e mensal proposta pela Assessoria de Políticas para Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) e pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Os participantes especiais da noite foram o gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Cristiano Lopes; a especialista em Gestão de Negócios e analista de Negócios do Sebrae Jundiaí, Ana Flávia Silva Moura; e a diretora do Fundo Social de Solidariedade, Francine Picardi; com a moderação da assessora de Políticas para Mulheres, Penha Camunhas Martins, e do gestor da UGC, Marcelo Peroni.

O encontro contou ainda com a performance cênica da artista Mariana Benatti e tradução simultânea das falas dos convidados em Língua brasileira de sinais (Libras).

Assista:

Penha Martins reforçou a proposta dos encontros mensais. “Esta programação tem como objetivo discutir a igualdade de gêneros a partir de temas relacionados ao papel social das mulheres. Os encontros são uma ferramenta de informação para a população e de escuta do governo para captação das demandas da população. Nossa preocupação é identificar quais são esses temas, a fim de torná-los subsídios para o trabalho das Assessorias de Políticas Públicas e para as Unidades de Gestão da Prefeitura”.

Peroni tratou também da realidade da Cultura. “As trabalhadoras de Cultura enfrentam as mesmas dificuldades que as demais mulheres, seja na dupla jornada, seja na desigualdade salarial e de oportunidades. E este movimento pela igualdade é um movimento da Arte e da Cultura e pelo qual, enquanto administração municipal, temos trabalhado. Por isso para estes encontros são sempre contratadas mulheres trabalhadoras de Cultura para a abertura, como hoje foi o caso da Mariana Benatti”.

Cristiano Lopes apresentou as ações da pasta e falou sobre a aproximação com as entidades de Jundiaí que trabalham pela igualdade das mulheres no mercado de trabalho. Em 2021, a UGDECT já ofertou mais de dez cursos de capacitação com mais de mil inscritos. Em abril, num curso em parceria com o Sebrae voltado só para mulheres teve mais de 300 inscritas, e com um novo curso dedicado a elas programado para maio. “Foi um encontro muito positivo para gente debater, entender e trabalhar para diminuir essa desigualdade no mercado de trabalho que as mulheres enfrentam. Tenho recebido muitas mulheres que empreendem e elas mostram que querem não só empreender, como também passar o conhecimento para a frente. Temos trabalhado para fomentar isso.”

Francine Picardi destacou a vocação do Fundo Social, voltada à qualificação profissional, e a importância deste trabalho para as mulheres em vulnerabilidade. “O público feminino é predominante em nossas salas de aula e os perfis são diversos. São mulheres que perderam o emprego e estão com dificuldade de voltar ao mercado de trabalho, que buscam aprender um novo ofício para outras oportunidades ou, por exemplo, que engravidaram e precisam de uma alternativa de gerar renda em casa”.

Durante a live também foi divulgado o Prêmio Mulher Empreendedora 2021, da Associação Mulher Empresária (Amepic), com inscrições on-line abertas para mulheres empreendedoras de todos os portes, desde a área artística até os segmentos da indústria e construção civil.

Mosaico de sete telas de pessoas em videoconferência
Tema do segundo encontro ao vivo foi a Mulher e o Mercado de Trabalho

Programação temática
Até o fim do ano, estão previstos outros encontros mensais, que irão discutir os papeis da Mulher na Educação, Cultura, Ciência e na Política; a igualdade entre homens e mulheres; a vida da Mulher no meio rural; o enfrentamento a desigualdades e à violência contra as mulheres; e Saúde da Mulher. A convidada para a live desta terça (27), a presidente da Comissão da Mulher Advogada da 33ª Subseção da OAB/Jundiaí e especialista em Direito e Trabalho, Andréa de Castro, que iria tratar da ampliação de Direitos, irá participar do encontro previsto para tratar de Direitos Humanos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/04/29/especialistas-discutem-a-insercao-e-permanencia-da-mulher-no-mundo-do-trabalho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original