Jundiaí constrói e revitaliza áreas públicas em todas suas regiões

Publicada em 02/05/2021 às 10:00

Ao longo de 2020 e nos primeiros meses de 2021, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, construiu e revitalizou áreas urbanas, parques e praças em diferentes regiões de Jundiaí. São mais de 20 espaços públicos construídos e que receberam melhorias ao longo de 16 meses. A maioria já foi entregue à população e as obras continuam em andamento.

“Nossa proposta sempre foi criar espaços de lazer para as pessoas, dar opções para as famílias dentro de seus próprios bairros, o que explica o investimento em diferentes regiões de Jundiaí”, diz o prefeito Luiz Fernando Machado. “Isso significa qualidade de vida, valorização do espaço público.” O prefeito também explica que praças e parques estão sendo equipados pensando cada vez mais nas crianças, atendendo as diretrizes do programa municipal Cidade das Crianças, da Rede Urban95 e da campanha Jundiaí Pé de Infância. “Se o espaço público é bom para a criança, é bom para o pai, para a mãe, é bom para todos.”

Praça localizada no Mirante do bairro Bela Vista, em Jundiaí; desde 2020, já são mais de 20 espaços construídos e revitalizados

O gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa, explica que todas as obras, em diferentes bairros e regiões, ocorreram em pleno diálogo com a comunidade. “Mesmo em um momento de pandemia nós não paramos as obras e entregamos praças e áreas urbanas importantes para a comunidade.” O gestor também recorda outro desafio: com a pandemia, o insumo da construção civil está mais caro e mais difícil de ser encontrado, causando alguns atrasos.

Entre os bairros beneficiados estão: Residencial Jundiaí, Jardim Sales, Núcleo Balsan, Colônia, Ivoturucaia, Sorocabana, Jardim das Carpas, entre outros. Na Vila Nambi, por exemplo, uma praça na rua Palmeira dos Índios foi revitalizada e conta hoje com playground e academia ao ar livre. Ali, as crianças do bairro ocupam o espaço e se divertem com casa de madeira, escorregador, balanço e outros equipamentos. O mesmo ocorreu na praça Mirante, no Bela Vista.

Conceito Pet e Família
Próxima à Unidade Básica de Saúde da Colônia, a praça Duque de Caxias é um dos espaços que receberam o conceito de Pet e Família, ou seja, um local que oferece espaço para as pessoas e também para os animais de estimação. Com valor estimado de R$ 120 mil, a obra foi entregue à população no início de dezembro do ano passado. Em dezembro também foi entregue uma praça no mesmo conceito na rua Doutor Eloy Chaves, na Ponte São João.

A rua Doutor Eloy Chaves, na Ponte São João, recebeu uma praça com conceito pet e família

Espelho D’água
No ano passado foi entregue pela Prefeitura de Jundiaí um parque ao redor da Lagoa Espelho D’Água, no Mato Dentro. O espaço conta com pista de caminhada, ciclofaixa, quiosques, mesas e bancos de concreto, brinquedos para as crianças, academia ao ar livre e postes com iluminação de led.

Espelho D’Água, à noite: espaço recebeu grande estrutura no entorno de sua lago, com iluminação de led

Obras em andamento
A construção e revitalização de novos parques e praças segue em andamento pela Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos. Um deles é a do Parque Urbano e Botânico no Jardim Santa Gertrudes, orçada em R$ 500 mil e com 35% concluída. Atualmente, já foram feitos no local os lagos e a quadra e ainda serão implantados playground, estacionamento, brinquedos, academia e pista de caminhada.

No Jardim Novo Horizonte está sendo construído um parque urbano na rua Henrique Brunini, já com 97% das obras concluídas. Seu orçamento é de 1,2 milhão. A área conta com pista de caminhada de 1,5 mil m² e ciclovia de 1,4 mil m².

Já no bairro Cidade Jardim está sendo feito, na fase 1, o Parque Cidade Jardim, localizado na rua Elisa Machado Benassi. A obra está com 74% de conclusão e a previsão de término é 30 de junho. No Bonfiglioli ocorrem as obras de revitalização do Bosque Hermindo Rossi, conhecido como Bosquinho, com a obra em finalização. 

Parque Cidade Jardim, no bairro Cidade Jardim, que já recebe a população e cujas obras continuam

Confira mais praças construídas e revitalizadas em Jundiaí

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/02/jundiai-constroi-e-revitaliza-areas-publicas-em-todas-suas-regioes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original