Prefeitura de Jundiaí inicia Operação Estiagem com trabalho integrado

Publicada em 03/05/2021 às 10:23

Por meio da Defesa Civil, a Prefeitura de Jundiaí inicia a Operação Estiagem, uma ação voltada a minimizar problemas decorrentes desse período do ano, quando as chuvas diminuem e o clima fica mais seco. Como ressalta o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, o coronel João Osório Gimenez, são eles: as queimadas e os efeitos da baixa umidade relativa do ar. A Operação Estiagem segue até 30 de setembro.

Mais que combater, explica Gimenez, a proposta é prevenir. Por isso, um trabalho integrado entre diferentes órgãos teve início em meses anteriores. Em 14 de janeiro deste ano, foi publicado um decreto municipal com o Plano de Contingência de Estiagem no Município de Jundiaí, com diretrizes e procedimentos de caráter permanente para combater os problemas desse período. “Nosso foco é, sempre, a proteção da vida da população”, declara Gimenez.

Homens da Guarda Municipal apagam incêndio em área verde
Trabalho integrado visa combater possíveis focos de queimadas, comuns em época de tempo seco

Fazem parte dessa força-tarefa, além da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a RINEM (Rede Integrada de Emergência), Guarda Municipal, DAE, Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, Mata Ciliar, o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, além de diferentes unidades de gestão municipal, como Casa Civil, Infraestrutura e Serviços Públicos, Saúde, Mobilidade e Transporte, Agronegócio, Abastecimento e Turismo e Inovação e Relação com o Cidadão.

Ocorrerá nesta terça-feira (04), no período da manhã, uma reunião da Comissão Técnica Permanente, determinada a partir da Lei de Queimadas. Entre os assuntos abordados estão a diminuição do número de queimadas nos anos anteriores. Também serão apresentados locais em que queimadas ocorreram com mais frequência em outros períodos de estiagem, para que seja possível um trabalho preventivo de proteção e a maior atenção a essas áreas.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/03/prefeitura-de-jundiai-inicia-operacao-estiagem-com-trabalho-integrado/