Canil da Guarda Municipal participa de módulo de simulação no aeroporto de Guarulhos

Publicada em 06/05/2021 às 12:07

O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) participou do 3º módulo do Seminário Anual de Mantrailing, modalidade de trabalho com cães policiais para busca e resgate pelo faro de pessoas desaparecidas. O encontro foi realizado no último fim de semana no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Para o evento, a GMJ foi representada pela fêmea Live, de quatro anos, da raça Bloodhound (mais conhecida como cão de Santo Humberto, especialista na busca por desaparecidos), o guarda adestrador Marçal Bonança e os guardas Silvio Francisco e Rodolfo Batista. Durante o período, os participantes ficaram alojados no Complexo Vila Tijuco da Guarda Civil Municipal de Guarulhos.

As atividades foram realizadas no saguão e nas esteiras de bagagens do aeroporto e simulavam ocorrências reais. Live obteve resultado positivo nas trilhas de que participou.

Dois homens fardados e um homem com agasalho esportivo, todos com máscaras , em pé, com um cachorro de grande porte também em pé e apoiado
Live obteve resultado positivo nas trilhas de que participou.

Para o inspetor responsável pelo Canil da GMJ, Erich Streng Godoi, a capacitação e o treinamento dos cães são fundamentais para que a população tenha um serviço de qualidade. “Este segmento de ‘mantrailing’ em nossa instituição tem contribuído para que equipes de Canil tenham êxito em apoio a outras instituições de segurança pública na localização de pessoas desaparecidas, o que é algo muito recompensador. O aprimoramento constante da nossa equipe é parte do nosso compromisso sério pela oferta de um serviço de alta qualidade para a população”, ressalta.

Além do Canil da GMJ, participaram do evento as Guardas Municipais de diversos Municípios, como Guarulhos, Itu, São Roque, Santana do Parnaíba, Campinas, Mogi Mirim, Sorocaba, Teresópolis (RJ), 3° BAEP (Batalhão de Ações Especiais) da Polícia Militar de Taubaté, além de bombeiros de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Também estiveram presentes representantes da sociedade e da Defesa Civil de diversos outros Municípios.

Canil
O Canil da GMJ é requisitado com frequência para apoiar outras cidades na busca por pessoas desaparecidas. Somente em 2020, a fêmea Live trilhou locais na busca por desaparecidos em dez Municípios. De acordo com o Canil, os guardas condutores utilizam do odor específico de cada indivíduo para que seja localizado.

Em fevereiro deste ano na cidade de Artur Nogueira, o Canil e outras forças de segurança fizeram buscas a um idoso de 74 anos que estava desaparecido há alguns dias.  Com o empenho das equipes, o idoso foi localizado em meio à mata numa região rural.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/06/canil-da-guarda-municipal-participa-de-modulo-de-simulacao-no-aeroporto-de-guarulhos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original