Defesa Civil divulga boletins detalhados durante a Operação Estiagem

Publicada em 07/05/2021 às 19:14

Até o dia 30 de setembro, período de vigência do Plano municipal de Contingência de Estiagem, a Defesa Civil irá divulgar semanalmente boletins meteorológicos detalhados e notas explicativas no site da Prefeitura, em ambiente vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC).

De acordo com o boletim publicado nesta sexta-feira (07), a passagem de frente fria pela costa do Estado deverá provocar a queda das temperaturas e favorecerá a formação de pancadas de chuva isoladas, sem pancadas ou acumulados. A umidade relativa do ar (URA) registrada às 15h foi de 60% (estado de Observação), após dois dias seguidos de estado de Atenção – 21% nessa quarta (05) e 24% nessa quinta-feira (06).

Ainda na manhã desta sexta (07), segundo o índice de Beaufort, o vento foi classificado como brisa fraca, a 14 km/h, com direção predominantemente a noroeste.

No boletim também constam as previsões de temperatura e da velocidade do ar: respectivamente, 25°C e 21 km/h neste sábado (08) e 26°C e 24 km/h no domingo (09), com predominância do vento direção noroeste.

Força-tarefa sob a coordenação da Defesa Civil visa apoiar o Corpo de Bombeiros e a Divisão Florestal da Guarda Municipal

Para o coordenador da Defesa Civil, o coronel João Osório Gimenez Germano, “a proposta dos boletins é facilitar o entendimento da população, transformando dados técnicos em informações mais palpáveis. E com isso traduzir também para as pessoas a nossa preocupação enquanto Defesa Civil, como, por exemplo, por que é importante sabermos sobre velocidade e direção do vento, já que ele pode propagar com mais facilidade o fogo quando a umidade do ar está mais baixa”, completou.

O Plano municipal foi instituído pelo decreto municipal nº 29.635/2021 e estipula as diretrizes e procedimentos das autoridades envolvidas para minimizar e combater os efeitos das queimadas e da baixa URA. Além de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, também compõem a força-tarefa sob a coordenação da Defesa Civil para apoio ao Corpo de Bombeiros e à Divisão Florestal da Guarda Municipal: a DAE, a Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, a Mata Ciliar, o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro e a Rede Integrada de Emergência (RINEM), de que fazem parte as brigadas de emergência de empresas da cidade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/07/defesa-civil-divulga-boletins-detalhados-durante-a-operacao-estiagem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original