Interessados no apadrinhamento de adolescentes em acolhimento podem se inscrever até a próxima sexta (14)
Publicada em 08/05/2021 às 15:00Interessados em participar do projeto “Padrinho Legal” podem se inscrever pela internet até a próxima sexta-feira (14). A proposta envolve o apadrinhamento afetivo ou financeiro e é uma iniciativa que integra a Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e os Serviços de Acolhimento da cidade.
Os interessados em se tornar padrinhos ou madrinhas devem ser maiores de 18 anos, não podem possuir antecedentes criminais e devem assumir o compromisso com os afilhados de permanecer no projeto por pelo menos um ano. Os inscritos participarão de uma palestra de apresentação no dia 31 de maio, das 19h às 22h, e de uma oficina técnica nos dias 07 e 09 de junho, também das 19h às 22h. Todas as atividades serão on-line e o link para a reunião será enviado por e-mail.
Atualmente a Casa de Nazaré e a Casa Transitória são as duas Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Município que celebram com a Prefeitura, por meio da UGADS, parceria para o acolhimento institucional de crianças e adolescentes sob medida protetiva de ordem judicial.
O diretor do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Camargo, reforça a importância da iniciativa. “O projeto permite o resgate da experiência do convívio familiar nos adolescentes acolhidos por meio do estabelecimento de vínculos afetivos. Esses vínculos são fundamentais para o satisfatório desenvolvimento emocional e atuam como estratégia reparatória junto a aqueles que já vivenciaram experiências de abandono ou maus tratos”.
Pela modalidade de apadrinhamento afetivo, a proposta é que o participante possa permitir aos acolhidos a criação de vínculo afetivo e possa disfrutar, com frequência, da rotina de vivência e convivência familiar.
Já pelo apadrinhamento financeiro, a proposta é que os interessados possam financiar, diretamente junto à OSC, tratamentos ou atividades da necessidade do acolhido, como consultas médicas ou psicológicas, cursos ou aulas.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
05/12/2024
Prefeitura executa obras de prevenção à enchentes em toda a cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original