Golpe: Jundiaienses recebem ligações sobre suposta pesquisa do Ministério da Saúde

Publicada em 11/05/2021 às 18:20

Com a apresentação de ser uma pesquisa do Ministério da Saúde (MS) sobre a vacinação contra a COVID-19, um novo golpe está sendo aplicado na praça com o uso do aplicativo WhatsApp. A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) alerta a população para que não passem informações pessoais, bem como não aceitem qualquer código de resposta por meio do sistema de mensagens para evitar o roubo de informações pessoais ou clonagem do telefone. O mesmo tipo de golpe já foi mencionado em outras regiões do país, em outros períodos.

De acordo com as informações recebidas pela UGPS, a prática é iniciada com a ligação para o usuário sobre uma suposta pesquisa sobre a COVID-19, com apenas três perguntas (se já teve COVID-19, se alguém da família teve e se é favorável ou contrário à CORONAVAC). Ao final, o interlocutor informa que encaminhará por WhatsApp um código, para que o usuário informe os números para a confirmação da enquete. Essa ação possibilita a clonagem dos dados do usuário.

Ligações que solicitem confirmação de dados podem ser golpe via WhatsApp

Para evitar qualquer tipo de problema, o usuário deve confirmar junto à administração, a partir 156, sobre a existência ou não de pesquisas específicas em Jundiaí. Ainda é possível identificar se a ligação realmente pertence ao Ministério da Saúde a partir do Dique Saúde 136.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/11/golpe-jundiaienses-recebem-ligacoes-sobre-suposta-pesquisa-do-ministerio-da-saude/
Leia mais sobre ,