A importância do “faz de conta” é tema de capacitação com escolas conveniadas à rede municipal de ensino

Publicada em 12/05/2021 às 09:41

Em consonância com a pedagogia da escuta, abordagem de Reggio Emilia, na Itália, o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI) promoveu, na terça-feira (11), formação destinada aos gestores das escolas contratadas pela Unidade de Gestão de Educação (UGE) com o tema “Brincando de Casinha”.

O objetivo foi apresentar a importância do “faz de conta” na escola. Durante o encontro foram abordados temas como a intencionalidade pedagógica, o papel do professor na brincadeira, a escolha dos materiais, em especial com os elementos da natureza, bem como a organização do ambiente. Também foram abordados assuntos como a importância do “Guia de Aprendizagem ao ar livre” lançado recentemente pela UGE em parceria com Instituto Alana.

Imagem mostra reunião virtual com apresentação de slides e tela dividida entre as pessoas participantes
Capacitação amplia a escuta com a comunidade jundiaiense

“Essa é mais uma das iniciativas de atuação do CIEMPI que abre o canal de diálogo e a escuta com a comunidade jundiaiense.  Durante as atividades, as escolas participantes foram convidadas a (re)planejarem um espaço de brincadeira de casinha nas suas respectivas escolas considerando, os elementos da natureza e o protocolo sanitário. Esta proposta possibilita aos gestores  estabelecer um processo reflexivo por parte de todos os participantes, aliando a teoria e a prática”, comenta a supervisora escolar, Cleane Aparecida dos Santos. 

O CIEMPI é o primeiro Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da infância do Brasil e está ligado ao Departamento de Formação da Unidade de Gestão de Educação. “Por meio dele podemos agregar o diálogo da pedagogia da escuta, da rede mundial Cidade das Crianças, Urban95, trazer conteúdos ligados ao tema de “Desemparedamento da Infância” e às atividades lúdicas a serem desenvolvidas pelas escolas contratadas, sempre dentro do conceito da Escola Inovadora”, comenta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/12/a-importancia-do-faz-de-conta-e-tema-de-capacitacao-com-escolas-conveniadas-a-rede-municipal-de-ensino/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original