Agronegócio e Saúde promovem ação preventiva de saúde bucal em propriedades rurais

Publicada em 14/05/2021 às 17:22

As Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) realizaram, na quinta-feira (13), ação preventiva de saúde bucal na propriedade rural do agricultor Eduardo Carbonari, no bairro do Poste. 

A ação faz parte de um trabalho realizado com os produtores rurais e que teve início em 2020 com a divulgação da importância da prevenção da saúde bucal. “As ações de sensibilização estão em andamento há mais de um ano. Em virtude da pandemia, só conseguimos começar as visitas nas propriedades neste ano. A ideia é oferecer a prevenção para os trabalhadores rurais”, conta a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder. 

O produtor rural, Eduardo Carbonari, comenta que soube da ação por meio de divulgação realizada pelo Departamento de Agronegócio. “Os exames preventivos são importantes para o diagnóstico precoce. Para o agricultor e trabalhador rural, o deslocamento para ir até um dentista, por exemplo, fica mais difícil, então essa ação facilita muito”, comentou.

A visita é realizada pela equipe de saúde bucal da UBS do território onde está localizada a propriedade rural. O atendimento é feito em área aberta, com ventilação natural e os profissionais da saúde bucal utilizam os equipamentos de proteção individual como óculos, máscara, gorro, avental e luvas.

Imagem mostra dentista fazendo avaliação em homem
Visita é realizada na propriedade rural

“São utilizados todos os cuidados para os profissionais e pessoas que vão receber o atendimento. Durante a ação preventiva, são realizados exames e orientações para os produtores rurais e todos os trabalhadores que atuam no local. A prevenção é de extrema importância para os trabalhadores rurais, por conta da alta exposição ao sol e uso de defensivos agrícolas”, explica a odontóloga e articuladora do Programa Saúde na Escola da UGPS, Veronica de Oliveira Pinto. 

Os produtores rurais interessados em participar da ação e receber a visita preventiva da equipe podem entrar em contato com o Departamento de Agronegócio, pelos telefones 4589-8581/8692/8872, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/14/agronegocio-e-saude-promovem-acao-preventiva-de-saude-bucal-em-propriedades-rurais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original