Operação Estiagem: novo boletim explicativo divulga condições meteorológicas

Publicada em 14/05/2021 às 18:12

De acordo com boletim meteorológico divulgado pela Defesa Civil do Município nessa quinta-feira (13), os ventos vindos do oceano devem garantir nebulosidade ao longo do fim de semana. Apesar das nuvens, não há condições climáticas para chuvas na região nos próximos dias. Até o domingo (16), a previsão de temperatura máxima não ultrapassa os 24°C. “No final de semana os dias devem começar frios, por volta de 12°C durante a madrugada e início da manhã, aumentando gradualmente a temperatura. Recomendamos que as pessoas se mantenham aquecidas e hidratadas”, compartilha o coordenador da Defesa Civil, o coronel João Osório Gimenez Germano.

Até 30 de setembro, período de vigência do Plano Municipal de Contingência de Estiagem, a Defesa Civil irá divulgar boletins meteorológicos no site da Prefeitura, em ambiente vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). Ainda segundo o coronel, a proposta do detalhamento do boletim é fornecer de maneira didática as informações relativas ao enfrentamento à estiagem e aos possíveis focos de incêndio. 

Já quanto ao vento, aspecto importante para a propagação de incêndios, identificou-se nessa quinta (13) vento predominantemente a noroeste, a 15 km/h.  Essa condição, segundo o índice de Beaufort, é classificada como brisa fraca. Um exemplo da orientação noroeste do vento seria da vila Maringá – Engordadouro.

Panorama de cidade com prédios e serra ao fundo, com céu nublado
Ventos vindos do oceano devem garantir nebulosidade ao longo do fim de semana

O vento comporta-se da seguinte forma nos próximos dias: nesta sexta (14), os ventos deslocam-se a 20 km/h, no sentido noroeste; no sábado (15), a 14 km/h, sentido oeste; e no domingo (16), a 12 km/h, novamente com sentido noroeste.

Já a umidade relativa do ar (URA) identificada pela Defesa Civil na mensuração dessa quinta (13) identificou o índice a 53%, o que coloca o Município em estado de Observação, estado em que já estava há pelo menos cinco dias. De acordo com a escala técnica estabelecida, são estes os estados existentes: de 100% a 30% de URA – Observação; entre 30% e 21% – Atenção; de 21% a 12% – Alerta; inferior a 12% – Emergência.

Plano de Contingência
O Plano municipal foi instituído pelo decreto municipal nº 29.635/2021 e estipula as diretrizes e procedimentos das autoridades envolvidas para minimizar e combater os efeitos das queimadas e da baixa URA. Além de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, também compõem a força-tarefa sob a coordenação da Defesa Civil para apoio ao Corpo de Bombeiros e à Divisão Florestal da Guarda Municipal: a DAE, a Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, a Mata Ciliar, o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro e a Rede Integrada de Emergência (RINEM), de que fazem parte as brigadas de emergência de empresas da cidade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/14/operacao-estiagem-novo-boletim-explicativo-divulga-condicoes-meteorologicas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original