Mesas com autores referenciais trazem debate para a programação da Festa Literária de Jundiaí

Publicada em 20/05/2021 às 10:27

Com programação entre os dias 25 e 30 de maio, a 2ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) traz em sua programação de mesas de debates virtuais as participações de autores referenciais convidados. Toda a programação será transmitida ao vivo pelos canais da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) no Facebook e YouTube.

A FLIJ é uma iniciativa da UGC com o apoio da TVTEM e parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Toda a programação deste ano contará com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“A proposta da programação deste ano é promover a interação do público de diversas faixas etárias e segmentos com autores referenciais, sejam eles da literatura impressa, sejam os que exploram as possibilidades do mundo digital. A FLIJ é uma festa e estão todos convidados para ela”, explica o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Moça usando máscara, sentada sobre raiz e apoiada em tronco de árvore, lendo um livro, com iluminação de luzes do entardecer
Programação da Festa traz atrações para todas as idades

Na terça-feira (25), às 19h30, a mesa de abertura será com os jornalistas Renata Ceribelli e Bruno Della Latta sobre o tema “Diversidade: desde a Infância”.

Já na quarta (26), também às 19h30, é a vez da mesa “Memórias e busca identitária”, com o escritor e geógrafo Itamar Vieira Júnior.

Na quinta (27), às 19h30, os BookTubers Cacau Braga, Carime Pinhatti, Victor Almeida e Mell Ferraz tratam sobre “A literatura através das mídias sociais” e sobre a conquista de milhares de seguidores através das mídias sociais tratando de temas do universo literário.

Na sexta (28), no mesmo horário, os autores jundiaienses terão uma roda de conversa sobre a produção literária local.

No sábado (29), estão programadas três mesas especiais. Logo às 10h, diretamente da Itália, o pensador, pedagogo e desenhista, o italiano Francesco Tonucci, idealizador do projeto e da rede de Cidade das Crianças da qual Jundiaí faz parte, irá tratar do “Protagonismo da criança, sua formação e sua relação com a cidade”.

Às 15h, Ilan Brenman irá abordar “A literatura contemporânea infantil e juvenil” e, às 19h, a escritora, poetisa, slammer e produtora cultural Mel Duarte irá tratar de “Slam, poesia e performance da resistência”.

Encerrando a programação, o domingo (30) também traz três mesas. Às 10h, a comunicadora e ativista Lia Crespo irá abordar “A inclusão através da literatura infantil”. Às 17h, o jornalista Thiego Novais conduz a mesa comemorando os 20 anos da saga Harry Potter. E às 19h, a escritora e jornalista Thalita Rebouças irá falar de “Literatura e comunicação com o universo juvenil”.

As mesas contarão sempre com a mediação das comunicadoras Úrsula Passos, Caroline Ferreira ou Jéssica Balbino.

Além das mesas com autores referenciais, a 2ª FLIJ contará com oficinas literárias virtuais sobre Escrita Criativa, Editoração e publicação de livros, e Cenários Invisíveis; um espaço de divulgação para as obras de autores jundiaienses; e uma homenagem a autores ilustres.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/20/mesas-com-autores-referenciais-trazem-debate-para-a-programacao-da-festa-literaria-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original