Transporte público de Jundiaí tem nível de excelência com mínima emissão de poluentes

Publicada em 20/05/2021 às 14:58

Os ônibus que fazem o transporte municipal de Jundiaí superaram 85% de aprovação em teste de opacidade, que mede a quantidade de poluentes liberados pelos veículos. Os dados foram apresentados por representante da Federação de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (Fetpesp). Os ônibus que atendem o critério exigido recebem um selo indicando a aprovação no teste ambiental, que é colado em seu para-brisa.

Alexandre faz teste de sonda em escapamento de ônibus
A sonda lança um raio de luz que passa pela fumaça e assim afere sua opacidade

“Em comparação com outras cidades, que têm em média 80% a 82% de aprovação em sua frota, Jundiaí está mostrando índices excelentes”, declara o técnico ambiental responsável em fazer os testes, Alexandre Aparecido do Nascimento, da Fetpesp. “Esses resultados demonstram que as empresas que executam o transporte urbano em Jundiaí têm feito corretamente um trabalho de manutenção, de forma preventiva.”

O teste de opacidade é realizado através de uma sonda ligada ao escapamento e de um tacômetro ligado à bateria. Dessa forma, é possível saber o quanto o veículo libera de partículas à medida que acelera. A sonda lança um raio de luz que passa pela fumaça e assim afere sua opacidade. O trabalho é desenvolvido com o veículo parado. “Caso um veículo não passe no teste, apontamos o problema aos seus responsáveis e ele é levado à manutenção. Após o conserto, ele volta a ser submetido ao teste”, diz Alexandre.

Meio Ambiente
O gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, lembra que os bons resultados envolvendo os veículos do transporte público vão ao encontro dos investimentos da Prefeitura de Jundiaí na busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que preconizam ações que contribuem para uma sociedade melhor nos próximos anos, ligadas à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Estar sintonizado com melhorias no meio ambiente é estar sintonizado com o futuro, com nossas próximas gerações, e a mobilidade urbana está totalmente inserida nessa discussão”, explica o gestor.

Alexandre cola adesivo de "aprovado" em vidro de ônibus
Após passar no teste, ônibus recebe adesivo de “aprovado”, estando dentro dos padrões exigidos

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/20/transporte-publico-de-jundiai-tem-nivel-de-excelencia-com-minima-emissao-de-poluentes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original