Vacinação Solidária supera 80 toneladas e atende famílias em vulnerabilidade

Publicada em 20/05/2021 às 15:03

Com trabalho voltado ao atendimento das famílias com crianças que convivem com o vírus HIV, a Associação de Combate à AIDS Infantil (ACAI), instalada no bairro Anhagabaú, é uma das entidades que recebem doação de alimentos não perecíveis do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss).

De acordo com a presidente da entidade, Flávia Botelho, esta parceria estabelecida a partir do cadastrado realizado no Funss, é primordial neste momento de pandemia. “Desde março do ano passado até o mês de fevereiro de 2021, registramos uma perda de 40% em nossa receita, que era obtida, principalmente, a partir das colaborações mensais realizadas pela sociedade civil. Por isso, receber esta doação de cestas básicas do Funss é mais uma garantia de que conseguiremos ajudar as pessoas que precisam”, afirmou.

ACAI Jundiaí: doação do Funss auxiliará no atendimento de 22 famílias e 41 crianças em vulnerabilidade

Atualmente, a ACAI assiste 22 famílias e 41 crianças. “Estes núcleos familiares ficaram ainda mais vulneráveis porque a maior parte de pais e responsáveis é composta por profissionais autônomos. Por isso, toda ajuda é bem-vinda”, disse ela.

A igreja Ministério Internacional Visão Profética (MVIP) também reforça o atendimento às famílias em vulnerabilidade da região da Vila Hortolândia a partir das doações direcionadas pelo Fundo Social. Cerca de 30 núcleos familiares, membros da igreja ou não, são acompanhadas por uma equipe que analisa a real necessidade de cada um. “Fazemos esta avaliação, periodicamente, e muitas famílias enfrentam grandes dificuldades. Por isso, eu sempre digo: este trabalho do Fundo Social é muito importante”, explicou o pastor Airton Juvenal Abílio.

Pastor Airton, da MVIP: trabalho do Fundo Social é extremamente importante

Semanalmente, o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí recebe diferentes tipos de doações, oriundas de empresas e também da sociedade civil.  No entanto, a maior parte delas chega à unidade, localizada no Parque da Uva, por meio da iniciativa “Vacinação Solidária”, que ocorre em todos os pontos de imunização contra a COVID-19. A iniciativa coordenada pelo Funss foi lançada no dia 29 de março e, até o momento, já arrecadou 82 toneladas de alimentos não perecíveis.

De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Vanessa Machado, o engajamento de toda a população se faz necessário uma vez que reforça o atendimento às famílias que precisam de ajuda neste momento de dificuldade. “O Fundo Social sempre realizou um trabalho consistente junto às entidades cadastradas. Com o início da pandemia, o Funss também passou a auxiliar nas medidas adotadas pela Prefeitura para combater a doença e os reflexos sociais e econômicos. Por isso, toda doação que chega até a unidade é de extrema importância e faz diferença”, afirmou ela.

Quem recebe a sua doação?

Além das instituições cadastradas no Fundo Social, também recebe parte destas doações a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), da Prefeitura de Jundiaí, que faz o atendimento direto ao munícipe em vulnerabilidade. Assim, famílias que não são atendidas por entidades, igrejas e associações de moradores devem buscar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Doações podem ser feitas nos pontos de imunização contra a COVID-19

Onde doar?

Os endereços dos pontos de imunização onde ocorre a “Vacinação Solidária” estão disponíveis no site da Prefeitura de Jundiaí. Os locais são identificados e contam com o trabalho de voluntários na recepção destes alimentos não perecíveis. Além disso, no Centro de Imunização para vacinação em esquema Drive Thru, instalado no Parque da Uva, onde a vacina é aplicada com o idoso dentro do carro, não há a necessidade de descer do veículo para fazer a doação. Informações: (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833

Assessoria de Imprensa

Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/20/vacinacao-solidaria-supera-80-toneladas-e-atende-familias-em-vulnerabilidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original