Oficinas virtuais temáticas enriquecem a programação da 2ª Festa Literária de Jundiaí

Publicada em 22/05/2021 às 14:10

Além das mesas de entrevistas com autores referenciais e da divulgação dos trabalhos de autores jundiaienses, a 2ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) on-line deste ano trará em sua programação gratuita uma série de oficinas literárias virtuais.

A proposta das oficinas é promover a interação do público com convidados especiais sobre temas diversos, como clubes de leitura, Escrita Criativa e Editoração. Cada oficina terá a duração de até 90 minutos, com a mediação do gestor da UGC, Marcelo Peroni.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Para os interessados em participar das oficinas, é necessário fazer inscrição e as vagas são limitadas. No entanto, todo o conteúdo será transmitido ao vivo pelos canais da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) no Facebook e YouTube.

Homem com camisa social e usando máscara, sentado em banco de madeira, com livro na mão e vegetação não identificável ao fundo
Oficinas literárias virtuais tratarão de temas como Escrita Criativa, Editoração e publicação de livros

A primeira oficina será sobre Mediação de Clubes de Leitura e será realizada na próxima quarta-feira (26), às 15h30, com 40 vagas. O encontro será com a educadora Janine Durand, que pretende abordar o tema a fim de incentivar a formação de leitores em espaços de trocas e escuta em que a literatura está na centralidade da roda.

Na quinta (27), também às 15h30, é a vez da oficina de Escrita Criativa, com a comunicadora Veronica Stigger. Estão disponíveis 30 vagas e a proposta é tratar da importância do exercício da imaginação para a produção literária de ficção.

Já na sexta (28), no mesmo horário, João Varella irá conduzir a oficina de Editoração, com o tema “Como publicar o seu livro?” e discussão sobre o estado atual da literatura enquanto arte e mercado. Há 40 vagas disponíveis.

A última oficina programada, com 30 vagas, será realizada no sábado (29), a partir das 17h, com o jornalista João Correia Filho. A partir do livro “As Cidades Invisíveis” do escritor Ítalo Calvino, a oficina propõe uma redescoberta da cidade e seus cenários, através de reflexões e exercícios práticos de aprimoramento do olhar, usando também a fotografia, o desenho e a pintura como formas de expressão e de interpretação.

A FLIJ 2021 vai de 25 a 30 de maio e é uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que conta com o apoio da TVTEM e a parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Toda a programação deste ano contará com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/22/oficinas-virtuais-tematicas-enriquecem-a-programacao-da-2a-festa-literaria-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original