Semana do Brincar: Jundiaí apresenta práticas pela Infância para Municípios da região

Publicada em 24/05/2021 às 13:53

O prefeito Luiz Fernando Machado apresentou, na manhã desta segunda-feira (24), a experiência de Jundiaí na criação de iniciativas e políticas públicas voltadas à Primeiríssima Infância. O encontro on-line integra a programação da Semana do Brincar, que vai até o próximo domingo (30) e é uma iniciativa da Aliança pela Infância. A apresentação foi articulada pela Prefeitura com o Departamento Regional de Saúde de Campinas, representado pela diretora Mirella Povinelli, e pelo programa São Paulo pela Primeiríssima Infância da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), representado pela articuladora Lígia Maria Bestetti.

O encontro contou com a participação de mais de 270 pessoas, entre gestores e diretores da Prefeitura de Jundiaí e de outros oito Municípios da região no programa: da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) – Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista -, além de Itatiba e Morungaba.

“Em Jundiaí, encaramos o brincar como coisa séria, pois a brincadeira estimula os desenvolvimentos cognitivo, motor, sensorial e intelectual. E nosso olhar qualificado para isso acredita que a política pública deve ser baseada na observação de dados. Por isso, nossas ações são baseadas em indicadores, na intersetorialidade e na busca de cada vez mais parceiros competentes importantes”, comentou Luiz Fernando.

Semana do Brincar vai até dia 30 de maio, com diversas ações programadas

O prefeito apresentou indicadores gerais e as ações e índices da Prefeitura voltadas para a Prefeitura desde 2017, como a redução das taxas de mortalidade infantil; a elevação da avaliação municipal pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); a criação de Grupo de Trabalho da Infância no Município; os programas municipais como o Cidade das Crianças, Entre a Casa e a Escola, o Comitê das Crianças, o Pé de Infância, Inova na Horta, Voa Pé e as Ruas de Brincar; a adesão às Redes Latino-Americana de Cidade das Crianças e Urban95 e ao programa Criança Feliz; a construção do Mundo das Crianças e as propostas de desemparedamento do ensino na volta às aulas; e outros parceiros além da FMCSV, como o Instituto Alana, a Fundação Bernard Van Leer, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e a Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF).

Mirella parabenizou os participantes do encontro. “Foi na região de Jundiaí que o SP pela Primeiríssima Infância deu seus passos iniciais, até se configurar como programa em 2012 e, atualmente, se expandir para mais de 30 Municípios do Estado. Parabenizo os comitês gestores da iniciativa e Jundiaí pelas ações que nos apresentam nesta data”.

Lígia Bestetti agradeceu a mobilização dos comitês gestores municipais e o compartilhamento de experiências. “A Semana do Brincar visa promover o encantamento pela Infância para que toda a sociedade possa promover uma vida plena às crianças. Ficamos felizes pela adesão destes nove Municípios da região, que põem em prática os pilares do programa, que são a regionalidade e a intersetorialidade. Quanto mais parceiros, melhores serão os resultados”.

A programação da Semana do Brincar vai até o domingo (30), com ações desenvolvidas no Município por diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, como exposições de “Casinhas de Infância” para o incentivo ao brincar, reuniões intersetoriais e uma escuta com os suplentes do Comitê das Crianças.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/24/semana-do-brincar-jundiai-apresenta-praticas-pela-infancia-para-municipios-da-regiao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original