Grupos focais integram elaboração de PPA e contribuem à diversidade de opinião

Publicada em 25/05/2021 às 13:21

Para garantir a diversidade de opinião e ainda maior participação da sociedade civil na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, a Unidade de Gestão de Governo e Finanças por meio da Unidade Central de Planejamento e Governança realizou, ao longo do mês de maio, reuniões virtuais com os chamados grupos focais, ou seja, com diferentes grupos sociais como juventude, idosos, diversidade, igualdade racial, lideranças comunitárias entre outros. A proposta é dar voz às pessoas e saber delas o que precisa avançar na cidade.

As reuniões foram organizadas em conjunto com as Assessorias Municipais do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas, ligado à Casa Civil, da Prefeitura de Jundiaí. Ao todo, foram feitas dez reuniões, sendo sete com as Assessorias, duas com lideranças comunitárias e uma com servidores públicos. Cada reunião tem, em média, dez participantes e uma hora de duração. Ao todo mais de 90 pessoas já foram ouvidas. Na tarde da última sexta-feira (21) foi a vez do segundo grupo de lideranças comunitárias.

Print de reunião virtual com grupo da juventude
Reunião com grupo focal da juventude, que respondeu diferentes perguntas sobre a cidade

“A participação e a transparência são marcas da gestão Luiz Fernando Machado e precisamos construir o futuro ouvindo as pessoas”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Não se trata apenas de questões técnicas, mas de ouvir o sentimento das pessoas, o que consideramos fundamental para esse período tão importante, o de elaboração do PPA.”

O gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, ressalta a importância das Assessorias Municipais para a aproximação do poder público aos mais diferentes grupos sociais. “Ter essa possibilidade de comunicação e saber os anseios de tantas pessoas são pontos fundamentais para uma gestão como a nossa, pautada em entregar bons serviços públicos e tornar a cidade cada vez melhor à sua população.”

O diretor de Planejamento e Governança, Fernando Luis Polo, explica que, durante as reuniões dos grupos focais, são feitas três perguntas a cada participante e as falas e opiniões são registradas para a elaboração do PPA. “Enquanto ocorriam as reuniões, nossa equipe estava atenta fazendo a escuta ativa que, posteriormente, geraram relatórios a partir das falas dos participantes”, declara. “Além dessas três perguntas, cada participante recebeu outras quatro, via formulário eletrônico, para responderem depois.”

Após os encontros virtuais com os grupos focais será aberta uma consulta pública para toda a população em junho. No início de agosto será realizada uma audiência pública para a apresentação do PPA e, 15 dias depois, seu encaminhamento à Câmara Municipal, onde será votado pelos vereadores. A elaboração do PPA segue em conjunto com a preparação do Orçamento de 2022.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/25/grupos-focais-integram-elaboracao-de-ppa-e-contribuem-a-diversidade-de-opiniao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original