Mulheres de destaque na Educação, Cultura e Ciência debatem em live temática

Publicada em 25/05/2021 às 17:31

O papel da Mulher na Educação, Cultura e Ciência foi o tema discutido por especialistas convidadas no terceiro encontro on-line da programação Especial da Mulher. Realizada pela Assessoria de Políticas para Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) e pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), a série de encontros já discutiu no primeiro encontro, em março, o acolhimento às vítimas de violência, e, em abril, a inserção e permanência da mulher no mercado de trabalho.

Para tratar do papel da mulher no desenvolvimento dos valores sociais, culturais e científicos, o encontro teve a participação de convidadas especiais e a mediação da assessora de Políticas para Mulheres, Penha Camunhas Martins, e do gestor da UGC, Marcelo Peroni, e segue disponível nos canais da UGC no Facebook e YouTube.

Com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o encontro contou na abertura com a performance artística de Letícia Nogueira, com um monólogo autobiográfico sobre sua carreira artística.

Mosaico com seis quadros, sendo de quatro mulheres e um homem sentados, olhando em direção à câmera, e um quadro com uma mulher em pé, com uma mão segurando a outra.
Tema do encontro foi o papel da Mulher nas áreas da Educação, Cultura e Ciência

Em sua fala, a educadora e gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vastí Ferrari Marques, falou de como o protagonismo da mulher em áreas das Ciências Humanas, como a Educação, possui como reflexo negativo a jornada dupla de trabalho, ao exigir mais da mulher a dedicação para as questões domésticas.

Já Maria Angela Borges Salvadori, que é docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), tratou do histórico e avanços da participação da mulher na Academia e da importância da garantia do lugar de fala como forma de criação de ainda mais espaços para criação de condições de igualdade.

Já a maestrina, regente e diretora artística da Orquestra Municipal de Jundiaí, Claudia Feres, compartilhou relatos de como no meio artístico ainda persiste a expectativa de que a mulher sempre comprove sua competência.

Em sua fala, Peroni tratou da importância do papel da mulher nas diversas áreas. “Assim como em outros segmentos, na Educação, na Arte e na Cultura, é direito da mulher garantir o seu protagonismo”.

Penha ressaltou a importância da discussão sobre o tema. “Nossas convidadas evidenciaram que em seus segmentos a participação da mulher ainda depende de avanços e de mudanças culturais. São questões culturais em que já houve avanços, mas que ainda dependem de muita luta e convencimento para reverter certas atitudes e posicionamentos culturais. Desde a Infância, em casa e na escola, as meninas já são ensinadas quais sãos as profissões a que podem e a que não podem se dedicar. Continuaremos nesta luta, em trazer para o coletivo uma consciência maior sobre as competências da mulher”.

Mais lives
Até o fim do ano, estão previstos novos encontros virtuais temáticos, com convidados e artistas especiais. Os temas previstos são: o papel da Mulher na Política; a igualdade entre homens e mulheres; a vida da Mulher no meio rural; o enfrentamento a desigualdades e à violência contra as mulheres; Direitos Humanos e a Saúde da Mulher.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/25/mulheres-de-destaque-na-educacao-cultura-e-ciencia-debatem-em-live-tematica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original