Políticas públicas para a infância em Jundiaí são destaque na Fiesp
Publicada em 26/05/2021 às 18:22As políticas públicas para a infância adotadas em Jundiaí ganharam destaque em palestra na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na manhã desta quarta-feira (26), em São Paulo. A convite da instituição, o prefeito Luiz Fernando Machado explicou o modelo inovador que transformou Jundiaí, a partir de 2017, em Cidade das Crianças.
“A criança não é nosso futuro, ela é nosso presente, ela precisa ser pensada agora e participar das nossas transformações, como parte da sociedade”, declarou o prefeito. “Em nossa cidade, criamos o Comitê das Crianças, que é deliberativo e nos ajuda a construir boas políticas públicas para o município.”
A palestra, conduzida aos membros do Conselho Superior de Estudos da Política (Consep) da Fiesp, contou com a maior parte de seus participantes de forma on-line. “Nós sempre trazemos a visão de quem faz a diferença para nós empresários, em todo o Brasil”, declarou o presidente do Consep/Fiesp, Carlos Trombini. “Todos os países que investiram em educação saíram na frente.”
Em Jundiaí, explicou Luiz Fernando, a maneira de pensar a educação vem mudando. Hoje, com o conceito de desemparedamento, espaços públicos e abertos, em contato com a natureza, estão se tornando novos locais de aprendizado. “São salas de aula a céu aberto. Nesse momento de pandemia, a natureza tornou-se, mais do que nunca, uma aliada na aprendizagem e as crianças podem aprender muito ao ocuparem seus espaços.”
Jundiaí aderiu à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças e também à Rede Urban95, sob a tutela da Fundação holandesa Bernard van Leer, reconhecimento dado a apenas 14 Municípios brasileiros. A cidade também inaugurou no fim do ano passado, à beira de sua represa de abastecimento, o Mundo das Crianças, com 170 mil m². “Ali, instalamos brinquedos que estimulam o desenvolvimento motor das crianças e não aqueles que fazem o esforço por elas.”
O prefeito também apresentou dados relevantes de Jundiaí, sendo a 17ª economia do Estado e 7ª do país; tendo se tornado, no ranking do índice Macroplan, a segunda melhor cidade para se viver no Brasil; contando com 100% de seu esgoto tratado; uma taxa de mortalidade de 7,23 em 2018 e 7,32 em 2019, abaixo da média brasileira e estadual; e uma nota 7 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2019, acima da média brasileira e estadual.
Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ
-
29/12/2024
Cidade das Crianças de Jundiaí vira referência para o Brasil e o mundo
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
13/12/2024
Jundiaí conquista 3º lugar no Ranking Município Agro e reforça posição entre as melhores do Estado
Baixe as fotos desta notícia na resolução original