Alunos da rede municipal de ensino aprendem brincando

Publicada em 28/05/2021 às 13:07

Bambolês, animação e movimento foram os elementos necessários para a aula de educação física dos alunos da EMEB Professora Maria Lucia Massarente Klinke, no Jardim Tulipas. Em uma aula divertida, as crianças puderam se exercitar, brincar, dar risada e aprender. A atividade realizada ao ar livre faz parte da rotina dos alunos e da Semana Internacional do Brincar, comemorada de 22 a 30 de maio.

Depois da diversão com o bambolê, Gabrielle Victória Vaz de Lima, de 5 anos, aproveitou o espaço para balançar e experimentar um pouco mais da atividade ao ar livre. “Eu gosto de brincar no parque, de escorregar, de balançar”, contou a aluna que ainda disse que já aprendeu como cuidar da boneca durante suas brincadeiras. 

Imagem mostra garota, sentada no balanço, com uniforme escolar azul e fazendo joinha com o dedo.
Gabrielle confirma que a atividade que a criança mais gosta de fazer é brincar

Já Kawany Ramos de Oliveira Alves conta que durante as atividades lúdicas ela já aprendeu a escalar a árvore e até a criar uma boneca com blocos de montar. “Eu gosto muito de brincar”, afirmou a aluna de 5 anos. 

A coordenadora pedagógica, Jaqueline Moura explica que as brincadeiras fazem parte da rotina da escola durante todo o ano letivo. O projeto institucional desenvolvido pela escola é o “Brincar de Quê?”, uma maneira de promover a interação entre escola, família e alunos. 

“Nada melhor do que aprender a partir do que gostamos e o que a criança mais gosta de fazer? De brincar, que é a principal linguagem da criança. Por meio dessa atividade a criança se desenvolve, experimenta, pesquisa, investiga e aprende”, explica a educadora. 

Assim como a EMEB Maria Lucia Massarente Klinke, as demais escolas da rede municipal de ensino promovem atividades lúdicas durante todo o ano e nesta semana, as brincadeiras foram ainda mais intensificadas, tanto para os alunos que estão em aulas presenciais como para os grupos que seguem em sistema remoto. 

Imagem mostra duas crianças brincando com bambolês. Elas estão com máscara, com distanciamento social e ao ar livre.
Brincar é primordial para o desenvolvimento das crianças

“A brincadeira é levada a sério, tanto que o desemparedamento da infância preconiza as atividades ao ar livre, que estimulam muito essa atividade. Nesta semana, em especial, lembramos a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social das crianças”, afirma a diretora da Educação Infantil da Unidade de Gestão de Educação, Thaís Nonô. 

Por meio do Grupo de Trabalho Criança na Cidade, a Prefeitura de Jundiaí promove, de 22 a 30 de maio, a Semana Mundial do Brincar, com um programa que visa mostrar a importância do brincar no desenvolvimento das crianças. Dentro da programação das atividades será realizada, na sexta-feira (28), das 13h30 às 15 horas, a formação “É brincando que eu me faço”, com a supervisora pedagógica da UGE, pedagoga e especialista em gestão escolar e neurociência, Fabiane Bolsari, que será transmitida via zoom

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/28/alunos-da-rede-municipal-de-ensino-aprendem-brincando/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original