Operação Estiagem: reunião define ações e cursos de formação de brigada

Publicada em 28/05/2021 às 16:45

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (28), na sede da Fazenda Ermida, reunião entre representantes da Defesa Civil, da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), da Guarda Municipal/Divisão Florestal, do Corpo de Bombeiros e da Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG), integrantes da Força Tarefa instituída para a Operação Estiagem no município de Jundiaí.

Na reunião foram definidos o cronograma da formação e a capacitação de brigadistas dos órgãos municipais e dos demais integrantes interessados da Força Tarefa Municipal. O curso será ministrado pelo Corpo de Bombeiros (19º GB) com apoio da Guarda Municipal e Defesa Civil, e contará com atividades teóricas e práticas, a serem desenvolvidas na Fazenda Ermida.

Durante a reunião também foram definidas as ações preventivas a incêndios em vegetação, envolvendo a vistoria em propriedades rurais e urbanas com maiores ocorrências de incêndio, visando instrução e eventuais adequações necessárias a serem transmitidas ao proprietário do imóvel. Complementarmente foram encaminhados à equipe de marketing da FAACG materiais informativos relacionados à Operação Estiagem para elaboração de informativo exclusivo da Operação Estiagem municipal.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Coronel João Osório Gimenez, a reunião foi produtiva. “Definimos ações específicas para as próximas semanas, inclusive a visitação às propriedades que contam com registros recorrentes de queimadas/incêndios nos últimos anos. Esses proprietários serão orientados com medidas de prevenção que deverão ser cumpridas pelos responsáveis”, comenta.

Reunião realizada na sede da Fazenda Ermida debateu ações para os órgãos envolvidos no Plano de Contingência

Já o curso de formação de brigadista tem como data prevista de início 08 de junho, com duração de 3 horas. Os interessados serão indicados pelas organizações, órgãos e instituições participantes da Operação Estiagem, definida em Plano Municipal de Contingência de Estiagem, a Defesa Civil.

Plano de Contingência
O Plano municipal foi instituído pelo decreto municipal nº 29.635/2021 e estipula as diretrizes e procedimentos das autoridades envolvidas para minimizar e combater os efeitos das queimadas e da baixa URA. Além de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, também compõem a Força Tarefa sob a coordenação da Defesa Civil para apoio ao Corpo de Bombeiros e à Divisão Florestal da Guarda Municipal: a DAE, a Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, a Mata Ciliar, o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro e a Rede Integrada de Emergência (RINEM), de que fazem parte as brigadas de emergência de empresas da cidade.

Participaram da reunião, representando a Defesa Civil, o coordenador Coronel João Osório Gimenez e equipe; a Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA), representada pelo diretor de Meio Ambiente Wagner de Paiva; a Guarda Municipal/Divisão Florestal, representada pelo inspetor Luiz Carlos de Lacerda Petrachim; o Corpo de Bombeiros pelo Tenente Flávio Medrado e pela FAACG participaram Juliana Rossi e Luciana Oliveira, Alex Pereira Pinto e Sinésio da Silva.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/28/operacao-estiagem-reuniao-define-acoes-e-cursos-de-formacao-de-brigada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original