2ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) chega ao fim com crescimento de público e pluralidade de temas

Publicada em 31/05/2021 às 18:26

Com cinco dias de programação virtual gratuita, a 2ª edição da Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) encerrou-se nesse domingo (30) com mais de 7.200 espectadores. Os conteúdos, que vão desde mesas de entrevistas com autores de renome e oficinas virtuais, seguem disponíveis no site da Festa e nos canais da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) no Facebook e YouTube.

A 2ª FLIJ foi uma realização da UGC, com apoio da TVTEM e parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural de Jundiaí (CMPC). Além da tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), cada atividade da Festa contou com a participação especial de um autor ou artista da cidade divulgando seu trabalho e das mediações das comunicadoras Caroline Ferreira, Jéssica Balbino e Úrsula Passos.

O gestor da UGC, Marcelo Peroni, a edição deste ano da FLIj trouxe crescimento e diversidade. “A pluralidade de temas discutidos nesta edição trouxe reflexões importantes, que estimularam a formação do público, uma das propostas da Festa, junto com o fomento ao trabalho dos autores e autoras da cidade. Desde as entrevistas com autores até as oficinas virtuais, todas as ações contribuíram para um crescimento cheio de avanços e de elogios, como por exemplo, do Ilan Brenman, renomada autoridade em literatura contemporânea infantil e juvenil, que enalteceu a ação da Prefeitura no fomento à leitura em tempos de pandemia”.

Moça usando máscara sentada no chão e apoiada
Vídeos das mesas de entrevistas e das oficinas literárias seguem disponíveis no site da Festa

Foram alguns dos temas da Festa: Diversidade; Memória e Identidade; Literatura e Redes Sociais; produção autoral na cidade; o protagonismo Infantil; Inclusão; universo Harry Potter; Mediação e Clube de Leitura; Escrita Criativa; Editoração; e outros.

Além dos vídeos, no site da Festa segue disponível uma página especial com os livros ou e-books publicados por mais de 50 autores e autoras da cidade. São cerca de 100 obras literárias publicadas, com a capa e as informações como classificação etária, ano de publicação, gênero literário e sinopse, além dos contatos de telefone, WhatsApp e e-mail para interessados em adquirir.

Esta edição da FLIJ realizou ainda uma homenagem especial aos autores André Kondo, Lucas Alberto Fernandes – o Menóhgrafia – e Luiza da Silva Rocha Rafael.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/31/2a-festa-literaria-de-jundiai-flij-chega-ao-fim-com-crescimento-de-publico-e-pluralidade-de-temas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original