Escola Inovadora: educadores contam com plataforma digital para atividades em sistema remoto
Publicada em 31/05/2021 às 10:24O uso de tecnologias tem sido primordial para o ensino a distância em tempos de pandemia. Com o objetivo de oferecer as melhores soluções, o Núcleo de Tecnologia Educacional, ligado ao Centro de Línguas e Tecnologia da Informação Antônio Houaiss na Unidade de Gestão de Educação, tem desenvolvido iniciativas para facilitar e agilizar as atividades da sala de aula, que está em sistema híbrido, ou seja, presencial e on-line.
O aprimoramento e incentivo do uso de tecnologias começou anteriormente a 2020. Em virtude do início da pandemia, as aulas foram realizadas em sistema 100% remoto e, com o passar dos meses, o sistema foi aprimorado e é atualizado constantemente. Os educadores contam com uma plataforma digital, onde encontram diversas salas diferenciadas e voltadas para cada tema. Além disso, o repertório de conteúdos de apoio pedagógico conta com mais de 50 vídeos publicados, além de textos, entre outros materiais. São conteúdos diversos que tratam de atividades de aprendizagem como organizar reuniões de trabalho, dicas de etiqueta em encontros virtuais, uso de aplicativos e plataformas de aprendizado virtual e até a saúde emocional em tempos de pandemia.
“Apesar de utilizarmos uma grande plataforma já disponível, as salas foram personalizadas para a realidade da rede municipal de ensino. O acesso não é aberto e só pode ser feito a partir de um e-mail concedido pela Unidade, visando à segurança de alunos e professores”, afirma Cristian Firmo Barreto, coordenador pedagógico do Núcleo de Tecnologia.
Professor da EMEB Adelino Brandão, Waldeban Chaparin de Oliveira, conta que o suporte oferecido para o uso das tecnologias foi primordial para o aprimoramento das aulas remotas. “A UGE facilitou muito o desenvolvimento do nosso trabalho disponibilizando nuvem com armazenamento ilimitado para os materiais, parceria com grandes plataformas e principalmente os cursos e plantões de dúvida. Temos todo o suporte necessário e não nos sentimos desamparados”, afirma.
Investir no conhecimento e oferecer ferramentas de trabalho são iniciativas constantes e a base do programa Escola Inovadora. “A construção da educação de excelente qualidade é conquistada por educadores comprometidos com a infância, para isso, oferecemos formações e ferramentas para estimular que os profissionais sempre se inovem, além de poder facilitar o desenvolvimento das atividades”, comenta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original