Comitê das Crianças participa de reunião sobre o PPA

Publicada em 12/06/2021 às 12:48

Os integrantes do Comitê das Crianças participaram, na manhã deste sábado (12), de reunião on-line sobre o Plano Plurianual (PPA) de Jundiaí, que foi apresentado pelo diretor da Unidade Central de Planejamento e Governança, Fernando Polo.

Fernando apresentou um vídeo com ilustrações sobre o que é um PPA e explicou “para saber o que vai acontecer na cidade nos próximos quatro anos, precisamos planejar. É o planejamento que traz as metas. Vocês conhecem o Mundo das Crianças, mas para que ele fosse inaugurado, o planejamento começou há dois anos”, contou. 

O diretor  de Planejamento ainda salientou que o PPA 2022-2025 tem um Programa chamado Cidade das Crianças, uma vez que Jundiaí faz parte da Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças. “Precisamos ter um ótimo PPA, por isso queremos ouvir vocês e saber como olham para a cidade e o que precisa melhorar”, complementou Fernando. 

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, que conduz as reuniões do Comitê, contou sobre a importância da participação das crianças no PPA. “Somos a Cidade das Crianças e a participação de vocês é fundamental. Durante todo o ano, pensamos no documento que vamos enviar ao prefeito, mas não adianta só querer, é preciso planejar, reservar o dinheiro e definir as maneiras de como fazer acontecer”, explicou.

Imagem mostra tela de reunião on-line com mosaico com imagens dos participantes, sendo a maioria crianças
Crianças vão apresentar suas sugestões para o PPA na próxima reunião

A próxima reunião do Comitê será realizada no sábado (19) e contará com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e do gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. Os integrantes foram convidados a olhar para a cidade para que possam apresentar suas percepções e anotações. “Convidamos vocês a olharem para a cidade de maneira diferente nesta semana e tragam, para a próxima reunião, as suas anotações observando o que a cidade precisa, mas sob o olhar de cada um de vocês, crianças, e não dos adultos”, disse Peroni. 

Participativo, Samuel Shcubernig, deu uma boa ideia. “Já estou perguntando para os meus amigos o que gostariam de ter na cidade”, contou. 

Já a jovem Laura Bonato disse que vai anotar em um caderno. “Vou levar o caderninho para onde eu for e anotar o que eu achar que precisa mudar ou melhorar”, afirmou. 

Peroni ainda acrescentou que anotar e compartilhar com os amigos são boas iniciativas que vão ajudar na construção do PPA. “Vai ser importante porque vocês vão conseguir reunir as opiniões dos amigos também, afinal, vocês são os representantes das crianças de Jundiaí”, lembrou. 
Ao final da apresentação, Fernando Polo ainda explicou que os adultos também podem participar do PPA. “Pedimos que vocês nos ajudem a convidar os adultos, pais, mães, avós, tios, para que também deem opinião no Plano por meio da Consulta Pública que está disponível no site da Prefeitura”, concluiu.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/12/comite-das-criancas-participa-de-reuniao-sobre-o-ppa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original