Escolas recebem mudas de pitangueira pelo Projeto RenovAção de Educação Ambiental

Publicada em 15/06/2021 às 17:01

O programa de desemparedamento da infância da Escola Inovadora, que propõe o desenvolvimento de atividades ao ar livre e em contato com a natureza, é prática diária para os alunos da EMEB Com. Hermenegildo Martinelli, no Jardim Vera Cruz. Na manhã desta terça-feira (15), o programa ganhou mais um incentivo com a entrega de mudas pelo Projeto RenovAção de Educação Ambiental,  uma iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí e execução técnica do GAIA Social. 

Participam da ação 10 EMEBs de Jundiaí. Cada uma recebeu 12 mudas de pitangueira que foram destinadas para alunos e educadores que são os representantes de cada escola e multiplicadores do projeto, como a aluna Roberta Fabre Nunes, de 9 anos, que ao bater o olho na muda já soube distinguir a espécie. “Essa é uma pitangueira”, contou a estudante que ajuda o avô na horta da família. “Já plantei verduras e flores. Agora vou plantar a muda de pitanga com meus avós. Gostei de ser representante da classe e vou contar para os meus amigos sobre como foi plantar e cuidar”, afirmou a aluna. 

Imagem mostra menina, com blusa azul do uniforme escolar, máscara azul, segurando muda nas mãos
Roberta vai plantar a muda de pitanga com seus avôs

A ação faz parte das comemorações ao Mês do Meio Ambiente, que é celebrado em junho. Ao todo, são 120 mudas de pitangueiras, doadas pelo Projeto Geração + Verde, uma iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil, da Coca-Cola Brasil, apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, para a preservação dos mananciais da bacia hidrográfica que abastece importantes regiões do Estado de São Paulo.

Claudete Cardoso é zeladora e cozinheira da EMEB Hermenegildo e também foi escolhida como uma das multiplicadoras do projeto. Ela explica que também já tem o hábito de promover o plantio de plantas. “Ajudo a cuidar da horta da escola. Essa ação é muito importante. Aqui as crianças têm bastante espaço para plantar e elas adoram participar desses momentos”.

A gestora da Unidade de Educação, Vastí Ferrari Marques salienta a importância da parceria. “Precisamos cuidar do planeta. Trabalhar com as crianças é trabalhar com a cidade. Os alunos têm a potência do conhecimento, oralidade e interação com os adultos. Lidar com a terra e interagir com a natureza faz com que adultos e crianças possam ter uma qualidade de vida diferenciada. Só temos a agradecer à Coca-Cola FEMSA Brasil e GAIA pelas possibilidades de interação, experimentação e investigação para as escolas de Jundiaí”.

As mudas poderão ser plantadas nas escolas ou nas residências das pessoas contempladas. Orientações sobre o plantio e cuidados necessários para a manutenção acompanham os kits com a espécie.

Imagem mostra kit para plantio de mudas, ao fundo, crianças e professores
10 escolas receberam 12 kits para o plantio de mudas de pitangueira

“Além de ser uma homenagem ao Mês do Meio Ambiente, essa ação se insere nos objetivos do Projeto RenovAção, que busca incentivar entre os estudantes a adoção de hábitos capazes de promover a sustentabilidade. Plantar uma árvore é uma das contribuições mais simples e importantes que as crianças podem dar para a preservação ambiental e para a construção de um mundo melhor”, ressalta a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Wanessa Scabora.

Conteúdo Digital

Além do plantio, foi proposto para que as escolas participantes façam o Desafio Sustentável, com a produção de vídeos/webinários gravados por alunos e funcionários sobre algum tema alinhado aos eixos fundamentais do RenovAção: gestão de resíduos sólidos e uso racional dos recursos hídricos.

As escolas municipais de educação básica participantes são: Pedro de Oliveira, Prof. Antonio Adelino Marques da Silva Brandao, Duilio Maziero, Comendador Hermenegildo Martinelli, Prof. Nassib Cury, Prof. Pedro Clarismundo Fornari, Ivo de Bona, Profa. Beatriz Blattner Pupo, Marly De Marco Mendes Pereira e Profa. Judith Almeida Curado Arruda.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/15/escolas-recebem-mudas-de-pitangueira-pelo-projeto-renovacao-de-educacao-ambiental/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original