Selecionados no programa Horta Urbana participam de curso neste sábado (19)
Publicada em 17/06/2021 às 10:11A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) divulgou o nome dos 15 munícipes selecionados para participar do curso de formação em Horta Urbana, que tem início neste sábado (19). Após participar do curso e conquistar o certificado de aptidão, os selecionados poderão fazer o cultivo de horta em áreas selecionadas pela Prefeitura de Jundiaí, dentro do programa Horta Urbana.
Serão cedidas para o cultivo das hortas áreas públicas nos bairros Novo Horizonte, São Camilo, Santa Gertrudes, Vila Nambi, Fazenda Grande, Cecap, Jardim do Lago, Ivoturucaia, Jardim Tamoio, Caxambu, Vila Maringá e Alvorada. “A definição das áreas levou em consideração aspectos como topografia e insolação dos terrenos e a proximidade com áreas que apresentam maior vulnerabilidade social”, explica a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini.
Lançado na Semana do Meio Ambiente, o programa Horta Urbana vai disponibilizar áreas públicas ociosas para os munícipes que queiram cultivar hortaliças, plantas medicinais, aromáticas, ornamentais e espécies frutíferas. A iniciativa recebeu a inscrição de 56 interessados. Os nomes podem ser consultados na Imprensa Oficial Edição 4923, de 16 de junho de 2021.
“Para a seleção dos participantes na primeira turma do curso foram considerados critérios como morar próximo às áreas selecionadas e estar inscrito no Cadastro Único. Lembramos que as pessoas que não foram contempladas neste momento podem ficar atentas para as próximas inscrições. Também incentivaremos o uso coletivo e colaborativo das áreas, de modo que um número maior de pessoas possa participar das hortas”, comenta Sylvia.
O curso será realizado durante três sábados – 19 e 26 de junho e 3 de julho – sempre das 8 às 13 horas, pela Escola de Gestão Pública, em parceria com a ETEC Benedito Storani, na UNIDAM – Unidade de Desenvolvimento Ambiental. Cada turma contará com 15 participantes para respeitar os protocolos de segurança sanitária.
O programa Horta Urbana conta com o apoio das Unidades de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Infraestrutura e Serviços Públicos, Assistência e Desenvolvimento Social, Escola de Gestão Pública, Governo e Finanças, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ
-
09/12/2024
Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
-
04/12/2024
Percurso da infância é desenvolvido em parceria com alunos da EMEB Deodato Janski
-
03/12/2024
1ª Conferência do Meio Ambiente e do Clima elege propostas para a Conferência Estadual
-
02/12/2024
Alimentos saudáveis e geração de renda: Jundiaí ganhará mais quatro hortas urbanas