Selecionados no programa Horta Urbana participam de curso neste sábado (19)

Publicada em 17/06/2021 às 10:11

A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) divulgou o nome dos 15 munícipes selecionados para participar do curso de formação em Horta Urbana, que tem início neste sábado (19). Após participar do curso e conquistar o certificado de aptidão, os selecionados poderão fazer o cultivo de horta em áreas selecionadas pela Prefeitura de Jundiaí, dentro do programa Horta Urbana. 

Serão cedidas para o cultivo das hortas áreas públicas nos bairros Novo Horizonte, São Camilo, Santa Gertrudes, Vila Nambi, Fazenda Grande, Cecap, Jardim do Lago, Ivoturucaia, Jardim Tamoio, Caxambu, Vila Maringá e Alvorada. “A definição das áreas levou em consideração aspectos como topografia e insolação dos terrenos e a proximidade com áreas que apresentam maior vulnerabilidade social”, explica a diretora de Urbanismo, Sylvia Angelini. 

Lançado na Semana do Meio Ambiente, o programa Horta Urbana vai disponibilizar áreas públicas ociosas para os munícipes que queiram cultivar hortaliças, plantas medicinais, aromáticas, ornamentais e espécies frutíferas. A iniciativa recebeu a inscrição de 56 interessados. Os nomes podem ser consultados na Imprensa Oficial Edição 4923, de 16 de junho de 2021. 

Imagem mostra horta com plantação de hortaliças
Programa Horta Urbana incentiva o uso coletivo e colaborativo das áreas que serão disponibilizadas

“Para a seleção dos participantes na primeira turma do curso foram considerados critérios como morar próximo às áreas selecionadas e estar inscrito no Cadastro Único. Lembramos que as pessoas que não foram contempladas neste momento podem ficar atentas para as próximas inscrições. Também incentivaremos o uso coletivo e colaborativo das áreas, de modo que um número maior de pessoas possa participar das hortas”, comenta Sylvia. 

O curso será realizado durante três sábados – 19 e 26 de junho e 3 de julho – sempre das 8 às 13 horas, pela Escola de Gestão Pública, em parceria com a ETEC Benedito Storani, na UNIDAM – Unidade de Desenvolvimento Ambiental. Cada turma contará com 15 participantes para respeitar os protocolos de segurança sanitária. 

O programa Horta Urbana conta com o apoio das Unidades de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Infraestrutura e Serviços Públicos, Assistência e Desenvolvimento Social, Escola de Gestão Pública, Governo e Finanças, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/17/selecionados-no-programa-horta-urbana-participam-de-curso-neste-sabado-19/