Comitê das Crianças indica investimentos e adere à campanha de conscientização da Vacinação contra COVID-19

Publicada em 19/06/2021 às 16:57

Reciclagem, recuperação de mata ciliar do Rio Jundiaí, cuidado com animais, conscientização sobre a preservação ambiental, segurança viária, laboratórios de informática e atividades no contraturno escolar foram os principais temas indicados pelos 18 integrantes do Comitê das Crianças aos gestores e ao prefeito Luiz Fernando Machado, na manhã deste sábado (19), em reunião extraordinária para apoio do grupo no desenvolvimento do Plano Plurianual (PPA) 2022 – 2025. Após as apresentações das ideias, as crianças se interessarem em colaborar para incentivar a população de Jundiaí a buscar pela vacinação e, consequentemente, enfrentar a pandemia da COVID-19.

O tema surgiu após o Prefeito Luiz Fernando Machado comentar sobre reunião anterior sobre a pandemia e indicar a necessidade de a população aderir à vacinação e à busca pela segunda dose da vacina. “Fico muito feliz e orgulhoso de ter crianças na nossa cidade com interesse no planejamento de uma Jundiaí melhor, mais forte, e boa para todos. A iniciativa sugerida de participação como mensageiros pela vacina contra a COVID-19 mostra a riqueza de conhecimento e sensibilidade dessas crianças, que querem uma cidade melhor para todos”, comentou o prefeito.

Bárbara Benutto Soares se prontificou em gravar um vídeo para orientar as pessoas para fazer o agendamento da vacinação. “Nós podemos pedir para que as pessoas tomem vacina, pois é ela que protege as contra a Covid-19”, comentou a menina, que estuda na EMEB Marcos Gasparian e que também indicou a importância dos equipamentos nebulizadores, -adquiridos pela Unidade de Gestão de Educação (UGE) para a higienização da escola contra o Novo Coronavírus – como importantes para todas as unidades escolares.

Isabela Vitória de Lima quer gravar um vídeo explicando o motivo da vacina ser importante. “Quando a pessoa é vacinada, o vírus chega até ela e desiste de contaminar, pois ia dar muito trabalho. Daí vai para outra. Por isso é importante ter bastante gente vacinada”, detalhou.

Reunião do Comitê das Crianças teve encontro neste sábado (19)

PPA 2022 – 2025
Para o gestor da Unidade de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, as sugestões feitas pelas crianças para a elaboração do plano de investimentos para os próximos quatro anos são prioridades. “Preocupação com o meio ambiente, preservação da água, reciclagem, gerar menos resíduo, aquecimento global, tudo tem a ver com o exagero do consumo. É preciso buscar o equilíbrio para o ecossistema a partir de ações planejadas e executadas com o apoio de toda a sociedade. Cidade boa é aquela em que todos participam e quando todos cuidam dela”, comentou o gestor que ainda lembrou as solicitações das crianças em relação à Educação, com mais laboratórios de informática – contemplado pelo Programa Escola Inovadora, além da Saúde, com mais Clínicas da Família na cidade. A solicitação também já está em andamento, com a implantação da unidade na Vila Hortolândia – em fase final de construção – e na Ponte São João, em obras.

Maria Eduarda Ruscillo Pauluk Sales, a Madu, fez apontamentos relacionados com a Educação. Estudante da EMEB Flávio D´Angieri, lembrou que a escola já foi uma extensão da Escola Estadual Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. “Minha mãe estudou nessa escola”, contou.

O saldo da apresentação das indicações das crianças, na opinião do gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, foi surpreendente. “As crianças tiveram um primeiro contato sobre o PPA na semana passada e, pelas sugestões feitas, foi possível identificar o quanto dialogaram com outras pessoas para trazer as propostas. Reiteramos o quanto é sério este trabalho das crianças, e a cidade escuta, indo além, neste ano, com a inserção no PPA”, comenta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/19/comite-das-criancas-indica-investimentos-e-adere-a-campanha-de-conscientizacao-da-vacinacao-contra-covid-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original