Escola Inovadora: Alunos brincam com “Objetos Voadores” em área ao ar livre

Publicada em 20/06/2021 às 10:00

Papéis coloridos em tiras, amarrados em uma bola de papel coberta com fitas adesivas também coloridas, presos a um barbante e prontos para serem agitados ao vento. Esses foram os brinquedos confeccionados durante a oficina “Objetos Voadores” da professora Juliana Maira Brescansin, na EMEB Professora Benedita Alzira de Moraes Camunhas, e que ganharam voo durante as atividades de desemparedamento da infância, da Escola Inovadora. 

As atividades que acontecem ao ar livre e em contato com a natureza conquistaram o aluno Mateus Oliveira, 5 anos, que participou da primeira semana de aulas presenciais e disse já gostar muito da escola e das atividades fora da sala de aula. “Estou gostando muito porque é divertido e também achei legal fazer o brinquedo”, contou o aluno. 

Imagem mostra garoto com uniforme escolar, com brinquedo na mão feito de papéis coloridos e para brincar correndo com o vento
Mateus participa da primeira semana de aulas presenciais e já diz gostar das atividades de desemparedamento

A colega de escola, Larissa Costa da Silva, 6 anos, também se animou durante a atividade enquanto arremessava um avião de papel ou girava os brinquedos coloridos feitos de papel e fita adesiva. “O brinquedo parece o cabelo voando, é gostoso brincar com ele”, afirmou.

A professora Juliana explicou que a iniciativa de construir brinquedos “voadores” partiu da escuta que fez com as crianças. “Percebi que elas gostavam de correr com objetos nas mãos e comecei a conversar com eles, foi quando surgiu a ideia de montar a oficina “Objetos Voadores”. Eles ajudam a montar as peças como avião, a pipa e outros brinquedos para que possam correr e brincar com objetos confeccionados. Isso estimula a aprendizagem e a participação ativa das crianças”, destacou a professora. 

A professora Juliana promoveu a escuta para construir a oficina “Objetos Voadores”

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, salienta a importância do desenvolvimento de atividades dentro da concepção do desemparedamento da infância. “Na Escola Inovadora priorizamos as aulas em ambientes externos, que buscam estimular a experimentação, a investigação e o corpo em movimento. Ainda estimulamos que as crianças e os educadores conheçam espaços públicos nas proximidades das escolas. A professora Juliana colocou em prática a pedagogia da escuta e incorporou os desejos dos alunos dentro das atividades”, destaca Vastí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/20/escola-inovadora-alunos-brincam-com-objetos-voadores-em-area-ao-ar-livre/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original