Jundiaí inicia capacitações para a Operação Estiagem

Publicada em 24/06/2021 às 17:09

Jundiaí iniciou, neste mês de junho, a série de capacitações para formação de brigadistas pela Operação Estiagem de 2021 e seu respectivo Plano de Contingência Municipal. Os treinamentos, organizados pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal/ Divisão Florestal e Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com o apoio da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG), acontecem às terças e às quintas-feiras deste mês de junho, no período da manhã, como objetivo de proporcionar formação teórica e prática de brigadistas para a colaboração durante as ocorrências de incêndios em vegetação.

Dentre os conteúdos teóricos do curso, a Defesa Civil detalha os principais aspectos do “Plano de Contingência de Estiagem no Município de Jundiaí”, aprovado pelo Decreto nº 29.635 de 14/01/2021, abordando também como é realizado o monitoramento climático (umidade relativa do ar, temperatura, velocidade do vento e índice de chuvas) utilizado para a elaboração do Boletim Meteorológico expedido semanalmente, as segundas e quintas-feiras. O órgão também demonstra a forma para a população comunicar/denunciar a ocorrência de queimadas pelos canais da Prefeitura, com ênfase na utilização do APP.

Ainda na parte teórica das capacitações, a Unida de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) aborda sobre a Lei Municipal nº 8.858, de 07/11/2017, que dispõe sobre a proibição de queimadas, regula a reparação do dano ambiental e cria a Comissão Técnica Permanente. Pela Divisão Florestal da Guarda Municipal, a atuação do órgão na prevenção e combate dos incêndios em vegetação, especialmente na área da Serra do Japi, um patrimônio natural considerado “Reserva da Biosfera da Mata Atlântica” pela Unesco. Finalizando a etapa de apresentações do curso, o Corpo de Bombeiros Militar aprofunda na temática da caracterização e metodologia de combate às queimadas, demonstrando conceitos teóricos e operacionais a serem adotados durante as ocorrências.

Defesa Civil e demais unidades e órgãos integrantes da Operação Estiagem em curso de formação de brigadista

O treinamento prático é ministrado pelo Corpo de Bombeiros e a atividade consiste em simular a ocorrência de uma queimada em vegetação, na qual os brigadistas, devidamente equipados, utilizam-se de materiais apropriados (abafador, bomba costal, dentre outros) para promover a extinção do fogo, conforme absorvido durante o conteúdo teórico. Ao final da sequência de capacitações, os participantes receberão os certificados de conclusão do treinamento, bem como a respectiva foto do grupo.

Visando fomentar as ações preventivas voltadas à mitigação da ocorrência de queimadas no município de Jundiaí, a Defesa Civil irá iniciar, ainda neste mês de junho, a proposta de realizar as vistorias em propriedades rurais e urbanas com as maiores ocorrências de incêndio, visando instrução e eventuais adequações necessárias a serem transmitidas ao proprietário do imóvel.

Operação Estiagem 2021
Com duração entre 01 de maio e 30 de setembro, e possibilidade de prorrogação conforme as condições meteorológicas, o Plano de Contingência de Estiagem de Jundiaí foi instituído pelo Decreto Municipal nº 29.635/2021 e estipula as diretrizes e procedimentos das autoridades envolvidas para minimizar e combater os efeitos das queimadas e a baixa umidade relativa do ar, comuns neste período do ano. Além de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, também compõem a Força Tarefa sob a coordenação da Defesa Civil para apoio ao Corpo de Bombeiros e à Divisão Florestal da Guarda Municipal: a DAE, a Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, a Mata Ciliar, o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro e a Rede Integrada de Emergência (RINEM).

As ações preventivas, educativas, combativas e fiscalizadoras desenvolvidas pelas autoridades envolvidas durante a Operação Estiagem tem por propósito a redução significativa de incidência de queimadas em vegetação no território de Jundiaí, proporcionando qualidade à saúde e segurança dos habitantes, bem como a preservação da fauna e flora local.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/24/jundiai-inicia-capacitacoes-para-a-operacao-estiagem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original