Lançada nesta sexta-feira (25), 16ª Olimpíada de Redação está com as inscrições abertas

Publicada em 25/06/2021 às 12:49

Com o tema inspirado na frase de Cora Coralina “Tenha sempre um livro ao alcance de seu tempo”, estão abertas as inscrições da 16ª Olimpíada de Redação promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE). O lançamento foi realizado na manhã desta sexta-feira (25), em live realizada com a presença da gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, e do gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, representando o prefeito Luiz Fernando Machado. A transmissão foi realizada via canais digitais (Facebook e Youtube) da Prefeitura de Jundiaí e TVTEC).

“A partir da leitura, se desenvolve a escrita, o conhecimento, os horizontes. Aprendi a escrever com a leitura dos livros da Biblioteca Professor Nelson Foot, na minha infância. A Olimpíada de Redação faz parte do programa Escola Inovadora e acrescenta à formação das nossas crianças, esse interesse”, comenta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, lembrando que na última edição do concurso, realizada em 2019, mais de 3,8 mil pessoas se inscreveram.

Apresentação do tema e lançamento da 16ª edição da Olimpíada de Redação em canais digitais da Prefeitura de Jundiaí e TVTEC

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 de 17 de setembro de 2021 via internet, na página da Prefeitura de Jundiaí e da Biblioteca Prof. Nelson Foot. Podem se inscrever residentes ou não no município de Jundiaí, desde que residam em território nacional.

De acordo com a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques, a escolha do tema é uma homenagem à grande escritora brasileira, Cora Coralina. “A partir do lançamento da Olimpíada, as escolas apresentam aos estudantes para que possam participar, não somente os estudantes da rede municipal quanto Estadual e particular, de todas as idades. A Olimpíada de Redação é um momento de envolvimento das famílias para o despertar do hábito da leitura”, detalha Vastí.

Os vencedores da edição anterior tiveram os textos publicados em livro; mesmo acontecerá com a edição deste ano, que ganhará a versão Ebook

Confira as Categorias

Pré-Mirim (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I)
Gênero: Verbete Poético
“Ler é voar por caminhos infinitos” (Mayara Benatti)

Mirim (4º ao 5º ano – Ensino Fundamental I e 6º ano do Ensino Fundamental II)
Gênero: Conto de aventura (escrita de autoria de acordo com a consigna proposta)
“Ler é viajar sem sair do lugar” (Alice Ferreira)

Infantil (7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II)
Gênero: Conto Fantástico (escrita de autoria de acordo com a temática proposta)
“Quem escreve um livro cria um castelo. Quem o lê, mora nele” (Monteiro Lobato)

Juvenil (1º ao 3º ano -Ensino Médio – regular ou técnico)
Gênero: Crônica Narrativa
“Livros dão alma ao Universo, asas para a mente, voo para a imaginação e vida a tudo” (Platão)

Adulto (Acima de 18 anos – desde que não estejam matriculados no Ensino Médio Regular ou Técnico ou menores de 18 anos que já tenham concluído o Ensino Médio)
Gênero: Conto
“Ler engrandece a alma” (Voltaire)

A premiação varia de R$ 2,5 mil até R$ 1,3 mil, do primeiro ao quinto colocado de cada categoria.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/25/lancada-nesta-sexta-feira-25-16a-olimpiada-de-redacao-esta-com-as-inscricoes-abertas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original