12ª Conferência de Saúde discute as diretrizes para os próximos quatro anos

Publicada em 26/06/2021 às 18:17

Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, foi realizada neste sábado (26), no Parque da Uva, a 12ª Conferência de Saúde de Jundiaí, que tem como tema central: “SUS mais forte, para continuar avançando”. O evento teve por objetivo propor as Diretrizes para formulação do Plano Municipal de Saúde de 2022 a 2025.

O gestor da Unidade de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, representou o prefeito Luiz Fernando Machado na abertura do evento. “O primeiro passo é fazer um bom planejamento e atribuir qualidade aos programas e serviços de saúde. A Conferência pode propor isso. Quanto melhor a qualidade do planejamento, melhores serão os resultados colhidos no futuro. Estamos em meio a uma guerra contra a COVID-19 e isso precisa ser previsto, pois teremos que ampliar a assistência com os reflexos da doença como a saúde mental, por exemplo. Além disso, é necessário reforçar as ações de vigilância epidemiológica a partir de agora”, comentou Parimoschi que ainda pediu um minuto de silêncio em memória às mais de 510 mil vidas perdidas no Brasil por conta da pandemia e uma salva de palmas para em homenagem aos trabalhadores da saúde, que salvam vidas.

Imagem mostra homem ao palco e pessoas sentadas, com distanciamento social
Parimoschi salientou a importância do planejamento para os próximos anos

Tiago Texera, gestor da Unidade de Saúde, enfatizou que a Conferência é um dos atos mais importantes da saúde pública em Jundiaí. “Hoje é o momento do planejamento, de definir os rumos da saúde pública na cidade para os próximos quatro anos, com definição das macrodiretrizes”. O gestor também lembrou sobre o plano pós-pandemia. “É preciso planejar o pós-guerra contra o invisível, um plano de recuperação para que a saúde pública de Jundiaí continue avançando após essa pandemia que nos assola há 15 meses”, alertou.

Estiveram ainda presentes na abertura da Conferência de Saúde, o vereador Dr. Kachan Júnior, presidente da Comissão de Saúde, Assistência Social e Previdência, o vereador Daniel Lemos e membros do Conselho Municipal de Saúde.

Os participantes foram divididos por salas e discutiram os eixos temáticos: Modelos de Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde e a Garantia da Integralidade do Cuidado; A Defesa do SUS, As Formas Restritivas de Financiamento e Gestão, Participação e Controle Social, Tecnologia e Inovação do SUS.

Imagem mostra evento com distanciamento social
Evento seguiu todos os protocolos de segurança sanitária

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/26/12a-conferencia-de-saude-discute-as-diretrizes-para-os-proximos-quatro-anos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original