PDL: Jundiaí realiza reunião para identificar demandas de qualificação de mão de obra

Publicada em 26/06/2021 às 15:00

Com objetivo de equalizar a necessidade de mão de obra qualificada em Jundiaí, a Prefeitura de Jundiaí e o Sebrae, a partir do Plano de Desenvolvimento Local (PDL), realizam no próximo dia 02 de julho, às 8h30, encontro virtual aberto a empresários, a industriais, a comerciantes e a prestadores de serviços para a coleta de dados sobre quais as necessidades são identificadas no setor para, ao encerramento do trabalho, propor soluções conjuntas.

“O PDL é mais uma ferramenta que a Prefeitura de Jundiaí conta para o enfrentamento aos impactos econômicos causados pela pandemia do Novo Coronavírus. Com o apoio do Sebrae, que investe R$ 1,8 milhão no trabalho, um dos segmentos será a identificação das necessidades em mão de obra qualificada, para que a oferta de cursos seja assertiva às necessidades do mercado local”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado, lembrando que o PDL faz parte do Programa Jundiaí Empreendera, lançado em abril de 2020.

Jundiaí, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) da Secretaria do Trabalho, no Ministério da Economia, registrou, neste ano, sequência de quatro meses com saldo positivo na geração de postos de trabalho. “Com o PDL queremos que esses novos postos de trabalho sejam preenchidos por pessoas que moram em Jundiaí. Isso será conquistado com a formação adequada à demanda do mercado, que será oferecido ao final do processo avaliação do PDL”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Cristiano Lopes.

O PDL permitirá, a partir de um diagnóstico das principais vocações econômicas da cidade, fomentar setores e qualificar os micro e pequenos negócios em Jundiaí. Após o diagnóstico, será realizada uma série de ações na forma de programas técnicos, projetos e atividades de apoio aos microempreendedores individuais (MEI), às microempresas (ME) e às empresas de pequeno porte (EPP), com vistas ao fomento da economia local.

PDL busca identificar a demanda de mão de obra qualificada

O gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antonio Parimoschi, destacou a importância de fazer um plano de recuperação da economia ouvindo todos os atores envolvidos: governo, empresas, instituições e empreendedores. “Nossa meta de curto prazo é preservar as empresas e empregos, ajudando neste momento de transição, e, no médio e longo prazos, tornar o ambiente econômico mais amigável e atrair novos negócios para a cidade, especialmente os pequenos e médios. Nesse momento difícil, o prefeito está determinado a cuidar não só da preservação das vidas, mas também de fazer algo consistente para preservar nossa economia”, observa Parimoschi.

De acordo com o gerente regional do Sebrae em Jundiaí, Marcelo Paranzini, as ações, iniciadas ainda no ano passado, são direcionadas para a qualidade do ambiente econômico da cidade. “As avaliações do PDL têm por objetivo criar ambientes positivos para o desenvolvimento dos negócios e da qualidade de vida das pessoas. A participação de todos garantirá avalições precisas e ações em conjunto”, explica.

A participação é aberta aos interessados e pode ser acessada pelo link: https://zoom.us/j/94927140540.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/26/pdl-jundiai-realiza-reuniao-para-identificar-demandas-de-qualificacao-de-mao-de-obra/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original