Pais participam de reunião do Grupo de Ação de Alergia na Escola
Publicada em 27/06/2021 às 15:00Em continuidade às ações para do Grupo de Ação de Alergia na Escola (GAAE), que trabalha a alergia alimentar no ambiente escolar, foram realizadas na tarde desta sexta-feira (25), reuniões com os pais de alunos da rede municipal de ensino que apresentam alergia alimentar
Érika Gomes, mestre em Psicologia Clínica e criadora do projeto comandou as reuniões que têm como objetivo formar uma rede de apoio aos pais com filhos com alergia. “A ideia é que vocês contem com uma rede para troca de experiências, além do apoio da Unidade de Gestão de Educação. A inclusão da criança com alergia não é fácil e todos precisam cuidar dela. O ambiente escolar é de muita importância, pois é onde as crianças passam boa parte do dia”, afirmou.
Mãe da Alice Parra Silva, de 10 meses, que estuda na EMEB Martha Burgos, Vanilda Ramos da Silva, contou que a filha tem alergia ao leite e ao ovo, sendo essa última muito grave. “A adaptação realmente é difícil, pois envolve toda a família. Além disso, o risco é constante, pois um adulto que tem conhecimento da alergia não vai oferecer o alimento, mas uma criança pode fazer isso por não ter consciência”, conta Vanilda.
Paula de Almeida Duarte é mãe da Helena Duarte da Cruz, de 4 anos, aluna da EMEB Benedita Alzira, que comentou que se sente acolhida e muito feliz com a equipe da escola. “O pessoal da EMEB me liga para perguntar se podem ou não oferecer algum alimento diferente, se podem fazer uma substituição para que a Helena não fique com vontade de comer algo. Eu me sinto muito segura porque a equipe tem interesse em saber sobre o assunto, em estudar e cuidar da minha filha”, comentou a mãe.
Durante o encontro, Erika apresentou informações sobre alergias, as ações realizadas pela Unidade de Educação para que as equipes atuem em caso de episódios com reações alérgicas. As mães participantes contaram sobre a alergia dos filhos e também sobre situações vivenciadas por conta de alergia, inclusive compartilhando boas práticas já adquiridas e sugestões de ações para serem realizada em conjunto para ampliar o grupo.
“É preciso que os envolvidos com as crianças aprendam sobre a alergia, leiam rótulos, mudem hábitos e valores por cuidado à criança”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original