Atendimento especializado favorece aprendizagem de alunos com deficiência

Publicada em 28/06/2021 às 10:30

As aulas no sistema remoto do aluno Davi Lucas, de 8 anos, estão diferentes desde o início deste ano. Aluno da EMEB José Romeiro Pereira, o Geva, Davi tem diagnóstico de transtorno do espectro autista e passou a receber atividades com rótulos e fantoches dos três porquinhos, uma das histórias que ele mais gosta para prender a atenção do estudante. 

A ideia partiu da coordenadora da EMEB, Viviane Aparecida Dias, que, utilizando a Pedagogia da Escuta, passou a conversar com os pais e ouvir quais as preferências da criança, para aplicá-las de maneira a atrair o interesse do aluno. “Quando soube que uma das histórias preferidas dele é do Três Porquinhos, encaminhei atividades com fantoches dos personagens”, conta a coordenadora. 

A pedagogia da escuta é fundamentada nas pesquisas e abordagem de Reggio Emilia-Itália e a linha pedagógica adotada na Escola Inovadora. A abordagem considera as práticas e realidades das escolas de Jundiaí em cada segmento. 

A evolução do Davi já é perceptível para os pais. “Estou muito feliz com o ensino e percebemos uma grande melhora na aprendizagem. Meu filho gosta muito de rótulos e a Viviane encaminha atividades utilizando esse tipo de material, o que ajuda muito, porque atrai o interesse dele”, conta a mãe, Lisiane de Souza Fonceca Prado. 

Imagem mostra garoto com mulher, fazendo atividade escolar em casa
Davi e a mãe Lisiane fazem as atividades da educação inclusiva em casa

“A realidade das aulas em sistema híbrido e remoto impulsionou movimentos de busca a novas possibilidades e potencialidades para o trabalho direcionado ao estudante com deficiência. No caso do Davi, a educadora Viviane conseguiu adaptar as atividades que atraíram o interesse da criança, a partir da escuta com a família”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

 O Departamento de Educação Inclusiva atua na necessidade de traçar novos caminhos que contribuam para uma verdadeira educação inclusiva. Uma vez por semana Davi participa do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com a professora Ivana. As idas à escola durante o AEE seguem todos os protocolos de segurança e têm sido de grande importância para o aluno. “Ele chora porque sente falta das aulas presenciais. Esse atendimento é uma maneira para que ele não perca o vínculo com a escola é muito importante para o Davi”, afirma a mãe Lisiane. 

 “Sabemos que contemplar as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas e sensoriais torna o processo de aprendizagem acessível a todos, é assegurar um direito. Tenho orgulho da equipe da rede municipal de ensino, que se dedica para atender aos alunos da melhor maneira possível”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/28/atendimento-especializado-favorece-aprendizagem-de-alunos-com-deficiencia/

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