I Vivência na Roça é atividade de desemparedamento das crianças na EMEB Fernanda de Favre
Publicada em 30/06/2021 às 10:50Comer milho cozido e batata assada cozidos direto na fogueira, tomar chá do fogão a lenha, ouvir músicas direto do violão e estar em um ambiente com decoração típica junina foi a proposta do evento “I Vivência da Roça”, realizada aos alunos da Escola Inovadora EMEB Fernanda de Favre.
Os alunos com idade 4 meses e 3 anos aproveitaram a atividade e se divertiram com os amiguinhos e equipe educadora. A atividade seguiu todos os protocolos de segurança sanitária e foi dividida em dois dias, para que as crianças que estão no sistema híbrido, em escalonamento, pudessem participar.
Dentro da ótica do desemparedamento, o objetivo foi promover uma atividade na qual as crianças utilizassem os espaços externos, a natureza e ao mesmo tempo aliar a cultura popular. “Quisemos trazer as vivências para que elas experimentassem as comidas e tradições do campo e da época. Trouxemos a cultura para que as crianças vivenciassem esse universo de aromas e sabores, que aprendessem por meio de experiências diversas e significativas”, explica a supervisora escolar, Maria Aparecida Rigonato.
A gestora de Educação Vastí Ferrari Marques comenta que a experimentação e exploração são de grande importância no processo de aprendizagem das crianças. “Ao vivenciar uma experiência, a criança vai levar aquela memória pela vida e as atividades de desemparedamento proporcionam a exploração, a pesquisa e a vivência, além do contato com a natureza, que é tão importante para os nossos meninos e meninas. A experiência que passa pelo corpo não se esquece jamais”, afirma.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
16/01/2025
Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
31/12/2024
Jundiaí tem mais de 60 crianças estrangeiras na rede municipal de ensino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original