I Vivência na Roça é atividade de desemparedamento das crianças na EMEB Fernanda de Favre

Publicada em 30/06/2021 às 10:50

Comer milho cozido e batata assada cozidos direto na fogueira, tomar chá do fogão a lenha, ouvir músicas direto do violão e estar em um ambiente com decoração típica junina foi a proposta do evento “I Vivência da Roça”, realizada aos alunos da Escola Inovadora EMEB Fernanda de Favre. 

Os alunos com idade 4 meses e 3 anos aproveitaram a atividade e se divertiram com os amiguinhos e equipe educadora. A atividade seguiu todos os protocolos de segurança sanitária e foi dividida em dois dias, para que as crianças que estão no sistema híbrido, em escalonamento, pudessem participar. 

imagem mostra criança próxima à fogueira, com milho no palito
Crianças tiveram a experiência das comidas e tradições do campo e da época

Dentro da ótica do desemparedamento, o objetivo foi promover uma atividade na qual as crianças utilizassem os espaços externos, a natureza e ao mesmo tempo aliar a cultura popular.  “Quisemos trazer as vivências para que elas experimentassem as comidas e tradições do campo e da época. Trouxemos a cultura para que as crianças vivenciassem esse universo de aromas e sabores, que aprendessem por meio de experiências diversas e significativas”, explica a supervisora escolar, Maria Aparecida Rigonato. 

A gestora de Educação Vastí Ferrari Marques comenta que a experimentação e exploração são  de grande importância no processo de aprendizagem das crianças. “Ao vivenciar uma experiência, a criança vai levar aquela memória pela vida e as atividades de desemparedamento proporcionam a exploração, a pesquisa e a vivência, além do contato com a natureza, que é tão importante para os nossos meninos e meninas. A experiência que passa pelo corpo não se esquece jamais”, afirma. 

Imagem mostra espaço de escola montado com tema junino
Espaço foi montado para a vivência das crianças

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/30/i-vivencia-na-roca-e-atividade-de-desemparedamento-das-criancas-na-emeb-fernanda-de-favre/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original