Jundiaí é indicada com três projetos para o Programa Parcerias Municipais

Publicada em 01/07/2021 às 09:00

Três programas educacionais de Jundiaí, “Podcast Falando de Livros”, “Apoio à saúde ao bem-estar dos profissionais da educação municipal” e “Criação da Plataforma Rotina de quarentena” foram aprovados como boas práticas no Programa Parcerias Municipais.

Foram inscritos aproximadamente 700 trabalhos em todo o Estado e Jundiaí foi selecionado com três. O critério de seleção foi a disseminação da prática para que outros municípios possam desenvolver projetos semelhantes. 

“Jundiaí tem suas metas de trabalho relacionadas com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – ODS – da ONU e demonstram nosso compromisso com uma educação que promova oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. 

O podcast Falando de Livros é produzido e veiculado pela Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e pode ser ouvido pela plataforma Spotify. O  conteúdo é disponibilizado quinzenalmente e busca formar novos leitores, despertar a curiosidade e o interesse pelos livros, estimular a visão crítica e a consciência ética, por meio de dicas literárias e atrair os ouvintes para acessar os serviços e ações da biblioteca e outros equipamentos de Jundiaí que os aproximem à leitura.

O site “Rotina para quarentena”, elaborado em abril de 2020, compõe a programação da Biblioteca Municipal, indicações para as famílias e sugestões de atividades educativas para as crianças durante o período de suspensão parcial das aulas presenciais, como tarefas de estudo, momentos de leitura, recreação dirigida, brincadeiras, indicações de filmes e atividades para todos os segmentos da educação.

Rotina para a quarentena é um dos programas indicados

No programa “Apoio à saúde ao bem-estar dos profissionais da educação municipal” são desenvolvidas ações que visam contribuir para a melhor qualidade de vida dos colaboradores, potencializando o bem-estar pessoal e saúde emocional, inclusive com formação para educadores e famílias dos alunos. Dentre os projetos está o Arte Movimento e Eu (AME), que oferece modalidades de atividades físicas, música e arte. Em 2020, em virtude da pandemia, foi criada a Sala Virtual, com conteúdo adaptado para o ensino remoto. 

“A indicação mostra que a Escola Inovadora caminha em busca da educação de boa qualidade, valorizando os nossos educadores com atividades e formações voltadas para a saúde emocional, reunindo materiais para os alunos e oferecendo conteúdo para os munícipes”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

O programa Parcerias Municipais é do Governo do Estado de São Paulo voltado para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos paulistas nas áreas prioritárias – saúde, educação, segurança pública e desenvolvimento socioeconômico -, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/01/jundiai-e-indicada-com-tres-projetos-para-o-programa-parcerias-municipais/
Leia mais sobre ,