Mídia e grandes eventos foram debatidos no I Ciclo de Debates do Peama

Publicada em 02/07/2021 às 17:55

Em comemoração aos 25 anos de existência, o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) da Prefeitura de Jundiaí promoveu nesta sexta-feira o I Ciclo de Debates do Peama, que discutiu a mídia e suas relações com a pessoa de deficiência e os grandes eventos esportivos. 

O evento, também organizado pela Unidade de Gestão de Esportes e Lazer, teve como objetivo fomentar a discussão entre os profissionais envolvidos sobre o esporte para a pessoa com deficiência em seus diversos objetivos e contextos de prática.

O ciclo de debate durou todo o dia. Na parte da manhã, a mesa redonda debateu ”a mídia e suas relações com a pessoa com deficiência”, com a participação de Rubens Pozzi (ESPN/OEB), Fernanda Elnour (TVTEM), Mônica Gropelo (TVTEC) e Renan Cacioli (CBDV)  com a mediação da professora Maria Teresa Leitão.

 A superintendente da TVTEC e voluntária do Peama, Mônica Gropelo, destacou o papel do Peama com a imprensa. “O programa é percussor da relação da mídia com o esporte adaptado. Acredito que o Peama ensinou a mídia a ter este olhar sensível para esta causa. Jundiaí é uma referência e está a frente porque tem o Peama como projeto público que democratiza o esporte para a pessoa com deficiência”, explica.

Encontro virtual foi realizado na manhã desta sexta-feira (2)

Renan Cacioli, assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) falou sobre os desafios da profissão, como levar o esporte praticado por cegos ao conhecimento de mais gente, tornar o universo mais acessível a quem não enxerga ou tem baixa mais acessível e não cair na armadilha da superação. “Superação já faz parte da vida deles. Por mais que seja importante a história de vida deles, o atleta de alto rendimento quer ser visto como atleta”, explica.

Rubens Pozzi, que cobriu cinco Copas do Mundo e cinco Olimpíadas e hoje é responsável pelos conteúdos dos canais ESPN e Fox, elogiou o trabalho do Peama. “Um projeto que depende de do Poder Público e que tem 25 anos é uma prova de seriedade. Não tem bandeira política, só mostra seriedade e trabalho sério, que cresce a cada ano.”

Fernanda Elnour (TVTEM) também falou sobre o programa. “Conheci o Peama e foi amor a primeira a vista. Foi ali que vi que precisava contra a história daquelas pessoas. A imprensa tem um papel importante de contar histórias e contar histórias do atleta, não só sobre superação.

Grandes eventos
No período da tarde, a mesa redonda debateu ”grandes eventos esportivos”, com a   participação de Davi Poit (ESEF), Carla da Mata (COB) e Marina Nishitani (4ComM/OEB), com a mediação do professor Petrus Esteves. Os três debatedores contaram sua experiência em grandes eventos.

O professor Rhonan Louro falou sobre a participação do PEAMA em eventos, como Festival Especial Regional de Atletismo (FERA), Festival Regional de Tênis (Frete) e o Festival Regional Especial de Natação (Frena), entre outros e sobre a participação de técnico e atletas do Peama em grandes eventos, como o técnico Alessandro Tosim nas Paralimpíadas e Thomaz Ruan de Moraes, já classificado para a Paralímpiada de Tóquio.

O ciclo de debates foi realizado por meio online e foi transmitido gratuitamente pelo YouTube e Facebook do Peama.  O ciclo de debates contou com a tradução simultânea em língua brasileira de sinais (Libras).

O Peama atualmente tem 16 modalidades, mais de 300 alunos inscritos, 28 profissionais. Mais 1800 pessoas com deficiências passaram pelo Peama.

Assessoria Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/02/midia-e-grandes-eventos-foram-debatidos-no-i-ciclo-de-debates-do-peama/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original