Reunião do PDL para retomada da economia aborda qualificação de mão de obra

Publicada em 02/07/2021 às 16:02

A Prefeitura de Jundiaí, o Sebrae e a Governança, setor que inclui diferentes instituições que representam os setores da indústria, comércio e serviços, realizaram uma reunião de trabalho on-line, na manhã desta sexta-feira (2), para identificar as demandas de qualificação de mão de obra na cidade de Jundiaí, dentro das ações do PDL (Programa de Desenvolvimento Local) para retomada da economia. O objetivo do programa é fortalecer a economia local e mitigar os efeitos causados, desde março do ano passado, pela pandemia do coronavírus.

O PDL faz parte do programa Jundiaí Empreendedora, lançado no ano passado, e chega agora à fase de execução e acompanhamento dos trabalhos, depois de passar pelas fases de elaboração do diagnóstico e da agenda de trabalho. Os mais de 90 representantes do poder público, do Sebrae e da Governança foram convidados, durante a reunião, a preencher um relatório que visa mapear a situação da mão de obra no município, para assim entender as necessidades de qualificação.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, citou a importância de aumentar a mão de obra qualificada em Jundiaí. “A oferta de mão de obra é um dos principais fatores que atraem empresas para a cidade”, declarou. “Jundiaí tem atraído muitas empresas, gerado empregos, mas ainda assim é essencial evoluir nesse diagnóstico e descobrir quais são os gargalos para a contratação de mão de obra.” Aos presentes, Parimoschi lembrou que Jundiaí foi destaque recente na 6ª edição do ranking “Cidades do Futuro”, realizado pela FDI Intelligence, entidade ligada ao Financial Times. “Nosso município está entre as 25 cidades na nova categoria Estratégia de Promoção de Investimentos Estrangeiros Diretos, na 13° posição de um ranking mundial”, observou o gestor.

Gestor de Governo e Finanças, Parimoschi falou da importância de se ter mão de obra qualificada para a atração de mais empresas

O gerente regional do Sebrae, Marcelo Paranzini, lembrou aos presentes que o PDL, em sua atual fase, busca não apenas identificar as necessidades de mão de obra na cidade, mas também compreender qual o perfil técnico disponível e assim implantar formas de qualificação. “Todas as respostas dadas ao nosso formulário serão tabuladas e servirão de guia para nosso trabalho.”

Segundo o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, há um diálogo direto e semanal com diferentes empresas de Jundiaí e, nesses encontros, a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para algumas funções é relatada. “Precisamos unir as necessidades: de um lado há o trabalhador que procura emprego e muitas vezes tem dificuldade para encontrar, e, do outro, a empresa que também tem sua dificuldade para preencher uma vaga”, relatou Cristiano. “Nesse trabalho com o Sebrae, e com a ajuda de nosso recém-inaugurado portal Jundiaí Empreendedora, poderemos entender as necessidades das empresas e dos trabalhadores e buscar soluções.”

Da Governança, participou da reunião de trabalho virtual o diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, que elogiou a realização do PDL. “Ter um programa voltado a incentivar nossa economia, nesse momento, é fundamental”, declarou. “Nossa unidade do CIESP atua em 11 cidades, estamos em uma região economicamente pujante.”

Instituições e empresas que desejam participar da construção do PDL podem fazer o preenchimento do relatório da fase de demandas de qualificação de mão de obra clicando AQUI.

Reunião de trabalho virtual do PDL reuniu mais de 90 pessoas e apresentou um relatório para a indicação de demandas para a qualificação da mão de obra

Assessoria de Imprensa
Foto: fotografo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/02/reuniao-do-pdl-para-retomada-da-economia-aborda-qualificacao-de-mao-de-obra/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original