Biblioteca Municipal tem programação variada, virtual e especial em julho

Publicada em 03/07/2021 às 10:03

Julho é tradicionalmente o mês de férias escolares, por isso a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot manteve uma programação especial para este julho. São diversas opções para serem vivenciadas on-line, sem precisar sair de casa. 

O Leiturinha em Casa traz histórias diversas:

08 de julho – “Com que roupa irei para a festa do rei?” de Tino Freitas e Ionit Zilberman, que será interpretada por Roseli Pizarro, da Cia. Contando com Encanto. Durante a leitura, haverá uma charada para ser respondida. A primeira pessoa que enviar para o e-mail mscruz@jundiai.sp.gov.br com a resposta correta, até 10 de julho, ganhará um presente. 

10 de julho – “Assim Assado”, da autora Eva Furnari, que será contada pelo Nelsinho, o mascote da Biblioteca. 

15 de julho – “O colecionador de segredos”, da autora Maria Cristina Silva, que será contada pela pedagoga e contadora de histórias Milva Morelli.

22 de julho – “Pedro e Tina, uma amizade muito especial”, de Stephen Michael King, pela contadora de histórias Roseli Pizarro, da Cia. Contando com Encanto. 

29 de julho – “Uma bela paisagem: um jogo de cores, texto e ilustrações”, de Cíntia Fontolan, que narrará a própria história.

Nelsinho fará a leitura do livro “Assim Assado”, no dia 10 de julho

A Série Dicas do Lê no Ninho também traz uma programação especial de férias com oficinas. Quem acompanhou as dicas anteriores, conheceu algumas técnicas de dobraduras como o sapo Bocarrão, o barquinho de papel e utensílios recicláveis como o chocalho. Mas para quem quer aprender, pode aproveitar os vídeos com a servidora Maria Helena Neto Afonso Pereira que ensinarão o passo a passo para a confecção de novos elementos:

13 de julho – Vídeo #5 Parte 1 – Oficinas de massinha, dobradura e recicláveis. 

27 de julho – Vídeo #5 Parte 2 – Oficinas de massinha, dobradura e recicláveis.

Contos dos Cantos do Brasil traz no mês de férias contos que expressam as múltiplas culturas que compõem a paisagem brasileira. Interpretados por contadores de histórias, os textos conduzem os leitores/ouvintes a uma navegação pelas etnias, história e geografia cultural do país. 

02 de julho- “O Mar no Sertão”, interpretado por Nelma Araújo.

09 de julho – “A árvore de Tomorumu”, de por Ana Luisa Lacombe, contado por Roseli Pizarro, da Cia. Contando com Encanto. 

16 de julho – “Pedro Malasartes e a sopa de pedra”, de Luís da Câmera Cascudo, adaptação e narração de Sueli Patelli. 

23 de julho – “A quase morte do Zé Malandro”, de Ricardo Azevedo, contado por Michela Bueno. 

O reconhecido podcast Falando de Livros também traz novidades neste mês, com dois episódios especiais temáticos:

03 de julho – Especial Lendas Urbanas com a narração da lenda “Coleção de Bonecas”.

17 de julho – Especial Conto de Fadas Modernos com a narração do conto “A verdadeira história dos 3 porquinhos”, do autor Jon Scieszka, Cia. das Letrinhas.

Em julho, o Clube da Leitura será no dia 29 com o livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carrol. O encontro será às 16 horas. Para a atividade é preciso fazer a inscrição prévia no site da Biblioteca, uma vez inscrita, a pessoa recebe o livro na versão digital.

Imagem mostra mulher com cabelos morenos. Aparece o nome dela Cíntia Fontolan
Cíntia Fontolan é uma das contadoras de histórias da programação virtual

Na Leitura em Foco, o autor em destaque é Bernardo Guimarães. O site da Biblioteca traz a biografia do autor e a indicação de três obras: “A escrava Isaura”, “O ermitão de Muquém” e “O Seminarista”.

Neste mês, Indicações Literárias remete o leitor ao mundo da ficção científica. Por se tratar de um gênero literário que ativa a percepção de como é possível inspirar o futuro e vislumbrar cenários fictícios, sem deixar de lado os dilemas atuais. As inovações sociais, culturais e tecnológicas propostas pelo gênero são vetores de transformação do pensamento. As dicas podem ser conferidas no site da Biblioteca

Com o objetivo de desenvolver a escrita entre os leitores, principalmente os mais jovens, a Biblioteca traz o Laboratório de Escrita Criativa – Produção de Funfics,  uma oportunidade para explorar as várias formas de produção textual. Assim, no mês de julho haverá duas oficinas com foco na produção de Funfics. 

Serão dois encontros com apenas 10 vagas, nos quais as atividades serão conduzidas pela escritora Fabi Zambelli e trarão propostas promovendo a escrita com base em 3 histórias conhecidas da ficção fantástica e 3 baseadas em séries de televisão.  Serão dois encontros, com apenas 10 vagas. As inscrições devem ser feitas pelos links: Literatura Fantástica e Séries da Netflix.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/03/biblioteca-municipal-tem-programacao-variada-virtual-e-especial-em-julho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original