Primeira turma de capacitação para cultivo de Hortas Urbanas recebe certificação

Publicada em 03/07/2021 às 16:08

Com 11 alunos, a primeira turma de agricultores urbanos foi formada pelo programa Horta Urbana, da Prefeitura de Jundiaí. A última aula com a entrega da certificação aconteceu neste sábado (3), na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam). A partir de agora, cada um cuidará de uma área pública já escolhida para o cultivo de legumes e verduras em antigos ‘vazios urbanos’.

Lançado na Semana do Meio Ambiente, o programa Horta Urbana tem por objetivo disponibilizar áreas públicas ociosas para os munícipes que queiram cultivar hortaliças, plantas medicinais, aromáticas, ornamentais e espécies frutíferas. A iniciativa recebeu a inscrição de 56 interessados. Os nomes podem ser consultados na Imprensa Oficial Edição 4923, de 16 de junho de 2021. As áreas foram selecionadas nos bairros Novo Horizonte, São Camilo, Vila Nambi, Fazenda Grande, Cecap, Jardim do Lago, Jardim Tamoio, Caxambu, Vila Maringá, Alvorada e Anhangabaú.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello, este é um momento muito oportuno para a realização deste programa, considerando as dificuldades da pandemia, a necessidade de trabalho e de geração de renda. “Esta é mais uma forma que a gestão da Prefeitura de Jundiaí oferece para a população empreender, gerar renda e produzir em espaços que antes não eram utilizados”, detalha.

Próximo passo será iniciar as atividades nas áreas escolhidas

Nas próximas semanas será feita a formalização da cessão de uso da área e o preparo da terra nestas áreas escolhidas, segundo a diretora de Urbanismo da UGPUMA, Sylvia Angelini. “A formação foi o primeiro passo. Agora começa a fase de formação dos canteiros e definição das culturas, com a orientação da nutricionista Rita Stringari, coordenadora do programa”, adianta.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, “os formados hoje agora serão tratados como produtores do Município, tendo direito a apoio técnico e participação nos programas da Prefeitura”. 

José Luiz Massaro, um dos formados, está animado com o curso que recebeu. “Tivemos aulas teóricas e práticas, aprender a formar os canteiros, a plantar e a cuidar. Isso foi um achado na minha vida. Espero colocar em prática tudo isso. Quero colocar em prática também nas escolas, ajudar as crianças e suas famílias a ter uma alimentação mais saudável, comentou.

O curso foi oferecido pela Escola de Gestão Pública, e terá novas edições em outubro.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/03/primeira-turma-de-capacitacao-para-cultivo-de-hortas-urbanas-recebe-certificacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original