Escola Inovadora: no Parque Centenário, crianças participam de plantio de horta

Publicada em 05/07/2021 às 10:10

Sentir a terra, as sementes, as plantas, as mudas e regar a horta foi uma das atividades dos alunos da professora Maria da Penha Carvalho Almeida, da EMEB Professora Patrícia Pires, no Parque Centenário, realizadas durante a atividade de plantio de mudas na horta da escola.

Seguindo os protocolos de segurança sanitária, os estudantes plantaram as PANCS – Plantas Alimentícias Não Convencionais – menta japonesa, tagete, chanana, beldroega, peixinho e ainda rúcula, couve e alface. “A horta é uma sala de aula aberta e muito potente, que proporciona que a criança investigue. Antes do plantio, apresentei as hortaliças para eles, que experimentaram, sentiram o sabor, o cheiro”, explicou Maria da Penha.

Eduardo gostou de fazer o plantio

Eduardo Carvalho, 4 anos, disse que achou legal. “Eu gostei da parte de colocar sementinha e vou voltar sempre para regar”, contou. Já a colega de sala, Júlia Carvalho de Silva, explicou o que a planta precisa para crescer. “Água, sol e terra”, afirmou a estudante de 5 anos. 

A atividade faz parte das ações de desemparedamento da infância, da Escola Inovadora, que visam às atividades ao ar livre, em área externa e em contato com a natureza. Segundo a coordenadora pedagógica, Fabiana Rinco Pedroso, a horta faz parte do projeto da unidade, “Aprender com a natureza”, oportunizando que a criança vivencie experiências por meio dos sentidos. “Aqui os alunos são protagonistas e têm a oportunidade de aprender na observação, na investigação,  na pesquisa, mexendo na terra, experimentando, conectando-se com a natureza”, comentou. 

Plantio faz parte do projeto Aprender com a natureza

“Além das atividades que promovem a exploração e curiosidade, a participação das crianças no plantio da horta promove o sentimento de pertencimento estimulando, inclusive, o maior consumo desses alimentos pelos alunos. Essa é a Escola Inovadora, que estimula o protagonismo das crianças”, afirma a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/05/escola-inovadora-no-parque-centenario-criancas-participam-de-plantio-de-horta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original