Planejamento do PPA 2022/2025 segue ouvindo os moradores da cidade

Publicada em 07/07/2021 às 11:36

Moradora do Rio Acima, Maria Elizabete da Silva nunca havia participado de uma reunião em que pudesse expor sua opinião sobre as necessidades da cidade. A primeira oportunidade ocorreu em maio deste ano, ao participar do grupo focal da diversidade racial, em um dos vários encontros virtuais que antecedem a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025.

“Tivemos nosso momento de fala, fomos ouvidos”, elogia ela, com 40 anos. “Falamos o que a gente pensa, o que sentimentos a respeito de Jundiaí, tratando de temas como a condição dos bairros, a saúde, o transporte público.” Nessas reuniões, argumenta Maria Elizabete, ganham os dois lados: as pessoas, que podem apontar as melhorias que desejam, e o poder público, que passa a compreender melhor as demandas da população.

As reuniões com os grupos focais (grupos sociais como juventude, idosos, igualdade racial, lideranças comunitárias, entre outros) são uma das ações de participação criadas pelo governo municipal para ouvir a população no período de elaboração do PPA. Outros trabalhos e ferramentas também foram utilizados (veja tabela abaixo). Um deles é a consulta pública pela internet, que ainda está aberta recebendo contribuições dos moradores até sexta-feira (9). 

Tabela com números do PPA

O Plano Plurianual (PPA) é o documento que define as prioridades do governo para um período de quatro anos e a participação social no processo é de extrema relevância. Para o gestor de Governo e Finanças, a viabilidade das audiências públicas, de reuniões e outras ferramentas demonstra o compromisso com a transparência do plano de desenvolvimento da cidade. “Após ouvir as pessoas e os mais diferentes segmentos da sociedade, nosso objetivo é implantar ações transformadoras nos próximos quatro anos, que impactem os indicadores e mudem positivamente a vida das pessoas”, observa o gestor.

“Estamos falando de projetos futuros e por isso é essencial ouvir as pessoas”, opina Grigor Gabriel Viana de Lima Oliveira, 21 anos, morador do Jardim Fepasa, que participou de um dos grupos focais, o da juventude, para contribuir com a elaboração do PPA. “No grupo focal em que eu estava havia pessoas de diferentes regiões de Jundiaí, de realidades sociais distintas. Tudo isso é importante, porque cada pessoa sente a cidade de uma forma, e as necessidades mudam de lugar para lugar.” Para Grigor, “foi uma reunião proveitosa, que inseriu o jovem na discussão das políticas públicas municipais.”

Em agosto será realizada uma audiência pública – com transmissão ao vivo nas redes sociais – para a apresentação do PPA e, 15 dias depois, ocorre seu encaminhamento à Câmara Municipal, onde será votado pelos vereadores. A elaboração do PPA 2022-2025 é paralela à preparação do Orçamento de 2022.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/07/planejamento-do-ppa-2022-2025-segue-ouvindo-os-moradores-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original