Equipes das cozinhas das EMEBs participam de capacitação no Vale Verde

Publicada em 12/07/2021 às 19:06

As equipes que atuam nas cozinhas e fazem o preparo das refeições dos alunos da rede municipal de ensino participam, durante esta semana, de capacitação e atualização para identificação e uso das PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais, ministradas no Vale Verde. A formação é promovida pelo Departamento de Alimentação e Nutrição, da Unidade de Gestão de Educação (UGE).

Divididos em pequenos grupos para manter os protocolos de segurança sanitária, os participantes primeiro caminharam e conheceram as plantações do Vale Verde e também o cultivo das PANC. Em seguida, assistiram as explanações do coordenador técnico do Projeto Vale Verde, Guilherme Reis Ranieri. Para concluir a capacitação, os participantes degustaram bebidas e alimentos preparados com PANC, suco com a casca de abacaxi e menta, pasta de grão de bico com nirá, salada de PANCS com almeirão roxo, nirá, azedinha e crisântemo japonês, caldinho de feijão com folhas de nabo, entre outros. 

Guilherme apresenta plantas alimentícias não convencionais para as profissionais da UGE

Dentro do projeto Inova na Horta, desde 2019, as PANC são produzidas no Vale Verde de forma orgânica e fazem parte da alimentação das crianças, como complemento da alimentação. “São plantas que agregam mais nutrientes, cor e nutrição para os pratos, com alto teor nutricional. A capacitação é para ensinar e relembrar como é o uso, experimentar o sabor e para que as cozinheiras se sintam confortáveis e preparadas para poder criar receitas e usar na alimentação escolar dentro do melhor cenário de cada escola”, explica Guilherme. 

Janaína Renata Bertolino é cozinheira da EMEB Professora Cinira Cardona Mazzali e conta que é a segunda capacitação sobre PANC que participa no Vale Verde. “Recebemos as PANC semanalmente e introduzimos na alimentação dos alunos. Esses encontros são importantes porque percebemos que muitas plantas não são matos e sim comestíveis e que não devem ser descartadas pois são benéficas para a saúde. As capacitações são importantes para evoluirmos nossos aprendizados e passar para as crianças”, contou Janaína que degustou o patê com nirá e aprovou.

A boa nutrição é um assunto de grande importância dentro da Escola Inovadora. A diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição, Maria Angela Delgado, lembra que as PANC são enviadas semanalmente para as unidades escolares. “São de 25 a 30 tipos de PANC que variam durante o ano. Uma vez por semana cada escola recebe uma variedade. A formação é importante para que os profissionais conheçam e se atualizem sobre o tema”, afirma.

imagem mostra grupo de pessoas sentado em círculo, com distanciamento social.
Capacitação com as cozinheiras aborda o uso de PANC na alimentação escolar

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/12/equipes-das-cozinhas-das-emebs-participam-de-capacitacao-no-vale-verde/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original