Guarda Municipal lança plataforma digital para capacitação profissional

Publicada em 13/07/2021 às 13:18

Com iniciativa da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, foi lançada nesta segunda-feira (12) pela Guarda Municipal de Jundiaí, a plataforma de ensino CIFeAD, desenvolvido pela própria corporação. O sistema, com o gerenciamento da Coordenadoria de Instrução e Formação da GMJ, tem o objetivo de ensino e aprendizagem aos guardas seguindo as normativas da Secretaria Nacional de Segurança Pública através da matriz curricular nacional. O estágio de qualificação profissional é uma obrigatoriedade do Ministério da Justiça estabelecido em 2003 a partir do estatuto do desarmamento e é feita anualmente com duração de 80 horas/aula, sendo 28 horas para manuseio de armamento e tiro.

“Estamos investindo na Guarda Municipal, para que tenhamos cada vez mais equipes treinadas e a corporação moderna e atenta às novas realidades exigidas em decorrência da pandemia. A capacitação é fundamental para o dia a dia do agente de segurança pública desenvolver o seu melhor em defesa na nossa população”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

“Todos os guardas farão o Estágio de Qualificação Profissional à distância, em horário de expediente através de um link disponibilizado na intranet da GM”, explica o subinspetor Cláudio de Souza, coordenador da CIF. Ele comenta ainda que a motivação de criar a plataforma foi a pandemia. “Estamos vivendo um momento de incertezas e insegurança com a e pandemia da COVID-19, e isso foi o que motivou a criação desta plataforma, para que todos tenham a possibilidade de estarem realizando o curso de forma segura.

Plataforma digital foi criada na própria corporação para a capacitação dos integrantes

Ainda de acordo com a Coordenadoria de Instrução da GMJ, o corpo docente irá alimentar a plataforma com conteúdos pertinentes à matriz curricular e atuação da Guarda Municipal. O Comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno elogiou o trabalho da CIF e mencionou o empenho de outros setores para que a plataforma esteja no ar. “Tudo isso foi feito com o trabalho em equipe, desde a criação, até a gravação dos vídeos, tudo com muita dedicação e carinho em prol da corporação”, comenta Moreno.

A gestora da Unidade de Segurança Municipal, coronel Carla Basson destacou os benefícios da ação. “A capacitação reforça em manter o efetivo dos profissionais de segurança pública sempre bem preparados e com o nível de atuação elevado, trazendo benefícios para a população”.

A plataforma foi desenvolvida pelo guarda municipal Adailto Franco que atua no Centro de Processamento de Dados da Guarda Municipal de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/07/13/guarda-municipal-lanca-plataforma-digital-para-capacitacao-profissional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original